11/04/2019 às 12:43:00
Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começou nesta quarta (10)
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início nesta quarta-feira (10), e prosseguirá até o dia 31 de maio em todo o país. Em Tapiraí, a campanha ocorrerá no Centro de Saúde da cidade, das 8h às 16h.

Podem receber a vacina gratuitamente:
- Crianças de 06 meses a 06 anos incompletos;
- Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
- Idosos;
- Profissionais de saúde;
- Professores da rede pública ou privada; e
- Povos indígenas.

A partir de 22 de abril também poderão se vacinar os portadores de doenças crônicas.
Segundo o serviço de saúde, a campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. São maiores também os riscos de se pegar a doença, pois a contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.

O serviço de saúde explica que a gripe diminui a imunidade da pessoa gripada e pode levar a infecções virais ou bacterianas. Em casos extremos, pode levar à morte. Também é essencial derrubar o mito de que a vacina causa a gripe. Segundo médicos, a vacina não causa a gripe, e permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação, sem ficar doente.