20 MAR 2020
Secretaria Municipal de Educação dá dicas para manter os filhos ocupados durante esse período de quarentena

Durante esse período crítico é importante manter a calma e é claro, manter as crianças ocupadas com brincadeiras e tarefas que exercitem a mente e as ajudem pedagogicamente.

São 25 dicas para os pais fazerem desse momento de isolamento social, uma mini férias recheada de atividades que vão deixar as  crianças mais felizes.

Veja a seguir o que os pequenos podem fazer:

1. Elabore uma agenda diária com a família inteira. Use um quadro branco, papelão, papel ou imprima um modelo de calendário diário online. Revezem para decidir o que fazer durante cada bloco de tempo.

2. Crie uma lista de “estou entediado”. Cada pessoa escreve ideias para o que elas podem fazer quando sentirem tédio. Cole na geladeira e use quando precisar.

3. Jogos de tabuleiro. Explore os favoritos da família e algumas indicações de outras pessoas: War, Detetive, Imagem & Ação.

4. Crie uma história em quadrinhos.

5. Asse bolos, cupcakes, biscoitos etc. Incentive os pequenos a irem para a cozinha, com toda segurança, é claro;

6. Aprenda a fazer lanches saudáveis.

7. Explore artes, história e lugares estrangeiros com o Google Arts & Culture

8. Passe pela casa procurando brinquedos quebrados ou coisas que precisam ser jogadas fora. Use fita adesiva e faça um projeto de arte com eles.

9. Faça um concurso para ver quem pode pegar mais pratos, roupas, meias ou legos espalhados pela casa. O vencedor escolhe o próximo jogo de tabuleiro.

10. Escolha uma frase de um livro. Quantas palavras você pode escrever com as letras da frase?

11. Sopre bolhas de sabão no quintal ou na varanda.

12. Acampe no seu quintal ou na sala de estar.

13. Faça uma corrida de barco de papel em uma bacia, pia ou piscina inflável.

14. Faça um concurso para ver quem lê mais livros em casa.

15. Dirija uma peça teatral em família.

16. Inicie um jardim em casa (interno ou externo).

17. Plante ervas para cozinhar.

18. Crie sua própria rotina de exercícios. Reveze com seus familiares para uma “aula de ginástica” com as músicas favoritas de cada um.

19. Faça mímicas.

20. Escreva uma carta aos seus avós ou outros parentes e amigos.

21. Monte quebra-cabeças.

22. Faça caça-palavras.

23. Brinque de esconde-esconde.

24. Brinque com seus animais de estimação.

25. Aprenda sobre mapas e faça um mapa do seu bairro.