22 AGO 2022
Censo 2022: o trabalho do IBGE já começou
Receba bem e com presteza os recenseadores, que estarão devidamente identificados com colete, boné do Censo, dispositivo móvel de coleta e um crachá de identificação. O trabalho deles fará a diferença no município

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando o Censo 2022, que, neste ano, é a maior pesquisa já realizada em território nacional. Além de contabilizar a população brasileira - cerca de 215 milhões de pessoas, de acordo com estimativas recentes do IBGE -, o Censo retratará de modo amplo as condições de vida no País. A partir de perguntas sobre escolaridade, trabalho, identificação étnico-racial, nupcialidade e fecundidade, entre outras, a pesquisa cumprirá a missão de revelar “quem somos, onde e como vivemos”.

Estes dados servirão como ferramenta imprescindível para o conhecimento das condições de vida no município de Tapiraí e, para que isso aconteça, é fundamental que o morador atenda bem e com presteza os recenseadores, que estarão devidamente identificados com colete, boné do Censo, dispositivo móvel de coleta (DMC) e um crachá de identificação passível de consulta no portal "Respondendo ao IBGE" (http://respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 81 81. O crachá também trará um QR Code, com vistas a assegurar a veracidade e o compromisso do trabalho do recenseador.

No final do trabalho, quando for consolidado e publicado os dados, a sociedade civil tapiraiense terá à disposição um retrato adequado e minucioso do Município. Esse retrato começa justamente com o trabalho do recenseador, de porta em porta, conhecendo a realidade local. Importante salientar que um município que se conhece permite aos seus munícipes o pleno exercício da cidadania.
Ah! Não se preocupe, pois todas as informações prestadas ao IBGE são confidenciais, protegidas por sigilo e utilizadas apenas para fins estatísticos, nos termos das Leis números 5.534/68 e 5.878/73 e do Decreto no 73.177/73. Responda o questionário do Censo Demográfico 2022 e contribua para um Brasil melhor!