27 ABR 2023
Hoje é o Dia Mundial da Anta
Hoje, dia 27 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Anta (World Tapir Day), essa espécie tão vista e querida no município que se tornou o principal símbolo da cidade. Inclusive, Tapiraí carrega a anta no nome, já que em tupi-guarani Tapiraí significa “o rio das antas”.
A anta tem um papel fundamental na conservação da Mata Atlântica, por ser considerada a jardineira da floresta, ou seja, ela se alimenta de frutos e percorre diariamente grandes distâncias e, ao defecar, espalha sementes prontas para germinar, sendo a responsável pela formação e renovação das florestas.
Tapiraí foi a primeira cidade do mundo a registrar a aparição de uma Anta Albina – espécie raríssima - vivendo na natureza. Isso aconteceu em 2014, quando o fotógrafo Luciano Candisani conseguiu registrar a presença da anta na reserva ambiental Legado das Águas, em Tapiraí. Essa cena se repetiu outras vezes, em diferentes localidades do município e, por isso, a Anta Albina se tornou um símbolo da cidade.
O Dia Mundial da Anta foi instituído para chamar atenção do mundo para a conservação das espécies de antas existentes no planeta e para aumentar a consciência das pessoas sobre a importância desse animal para os ambientes onde vive.

Foto: Luciano Candisani - Legado das Águas