26/04/2019 às 21:37:00
Prefeitura realiza o "Programa Saúde na Escola"

O programa desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

De acordo com a Prefeitura, as atividades serão realizadas em todas as escolas e creches do município como: Creche Municipal Renata Antunes, Creche Délcio Cavanha, EMEI Professor Benedito Pires da Cunha, EMEI Vereador Vanderlei Júlio da Costa, EMEF Professora Enir da Silva Pilan, EMEF José de Moura Glasser, EE Coronel João Rosa, e a EE Bairro do Turvo. Ao todo serão beneficiados 1.916 alunos de escolas municipais e estaduais.

A prefeitura conta com os valorosos serviços de duas equipes de agentes de saúde PSF, uma do Turvo e outra do Centro de Tapiraí, que são os parceiros principais do projeto.

Um dos principais pontos do “Programa Saúde na Escola” é sobre vacinação. As ações, dentre elas a verificação vacinal, começaram dia 08 de abril e se encerra no dia 05 de maio que é o “Dia D da Vacinação.

Dentre as ações do programa estão:

*Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

*Promoção das práticas Corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

*Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

*Promoção da cultura de Paz, cidadania e direitos humanos;

*Prevenção das violências e dos acidentes, identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

*Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

*Verificação da situação vacinal;

*Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

*Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis

*Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

*Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.