19/07/2019 às 21:42:00
Professores e funcionários da Educação municipal participaram de uma capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros.

Nos dias 16 e 17 de julho, professores e funcionários da Educação municipal participaram de uma capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros. A capacitação tornou-se obrigatória para professores e servidores públicos que tenham contato direto com alunos, de acordo com a lei federal n° 13.722/2018.

O curso será realizado anualmente, podendo ser destinado à primeira capacitação ou reciclagem, ministrado por instituições especializadas ou por integrantes do Corpo de Bombeiro Militar.

Durante a capacitação com carga horária de oito horas, os participantes aprenderam noções básicas de como proceder em caso da necessidade dos Primeiros Socorros em várias situações, como por exemplo: Identificação da parada cardiorrespiratória; O início da ressuscitação cardiopulmonar; Resposta fisiológica esperada; Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho, quais são as causas mais comuns em crianças lactentes e pré-escolares; Demonstração de sinais aparentes típicos de asfixia; Demonstração da manobra de "Heimlich" em crianças, pré-escolares e adultos entre outros. Após cumprir a carga horária, os participantes receberam certificados de participação.

Lembrando que os cuidados de primeiros socorros devem atender apenas situações emergenciais simples, não podendo ser aplicado quaisquer medicamentos, sem a devida prescrição médica.