O município de Tapiraí é responsável por 70% de toda produção de gengibre do Estado de São Paulo, sendo realizada por produtores familiares. O Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a Prefeitura de Tapiraí, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, busca fortalecer a cadeia produtiva de gengibre do município.
No início do ano, as pesquisadoras do IAC, Eliane Gomes Fabri e Lilian Cristina Anefalos, acompanhadas dos Técnicos Agrícolas de Tapiraí, deram o start nesse trabalho e visitaram os produtores, coletando materiais de gengibre e de solo para análises. O estudo continua por mais alguns meses ainda.
A parceria entre a Prefeitura de Tapiraí e o IAC foi firmada em 2023. O projeto prevê que o Instituto disponibilize profissionais de distintas áreas para avaliar desde os sistemas produtivos de gengibre, manejo, aplicação correta de defensivos agrícolas, uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), produção de mudas in vitro, criação de uma coleção de germoplasma e melhoramento de material para obtenção de uma nova cultivar resistente à principal doença da cultura, a fusariose.