27 DEZ 2016
Retrô social: Cuidado com o próximo e geração de renda

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Tapiraí, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), tem trabalhado de forma exemplar e inúmeras famílias são beneficiadas através dos programas, cursos e capacitações promovidos por eles. Em 2016, seis oficinas artesanais aconteceram, são elas: pintura em tecido, crochê, tricô a mão, tricô a máquina, artesanato em argila e vagonite. Destas, quatro são realizadas também no núcleo do Quaresmal, são elas: pintura em tecido, corte e costura, tricô a mão e crochê. Mas não para por ai, o Social possui também capacitação em Corte e Costura, que se tornou fonte de renda para muitos participantes. O olhar do social é voltado, principalmente, aos mais necessitados e isso inclui o Projeto Arco-Íris, por exemplo, que é um serviço de atenção ao idoso e portador de deficiência física a domicílio. O programa São Paulo Solidário - Além da Renda, através do projeto -Gotas de cidadania-, beneficiou muitas famílias tapiraienses, que tiveram suas prioridades e vulnerabilidades atendidas. Tudo isso feito com acompanhamento e supervisão da Assistente Social, que analisa caso a caso.

Para as crianças, o CRAS desenvolve o projeto -Caminhando para o Futuro-. São, em média, 30 crianças de 6 a 10 anos são atendidas e participam diariamente de atividades no período da tarde no CRAS. Além de tudo isso, o Social não deixa de cadastrar e dar atenção aos inscritos nos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e Amigo do Idoso.

Aberto ao público em geral foram realizados, em 2016, algumas palestras, como de Orientação Financeira, ministrada pelo Núcleo Regional do Procon Sorocaba. Outro trabalho lindo promovido pelo CRAS é o Kit bebê, onde as gestantes inscritas no Cadastro Único são beneficiadas ganhando o primeiro enxoval da criança feito pelos participantes dos cursos e oficinas do Social.