27 DEZ 2016
Retrô: Turismo e Cultura é realidade em Tapiraí

Que Tapiraí tem potencial turístico, isso todos sabem, mas explorar esse potencial é o trabalho que a Divisão de Cultura e Turismo vem fazendo ao longo dos quatro últimos anos. Recentemente, o município recebeu a notícia que está entre as 14 primeiras cidades avaliadas e autorizadas a entrar no programa de Município de Interesse Turístico, o MIT, que destinará para Tapiraí um recurso de R$526 mil (meio milhão de reais) para ser investido em infraestrutura turística. A luta continua, pois a intenção é que este recurso caia na conta no primeiro semestre de 2017, mas saber que Tapiraí está entre as 14 primeiras dos 140 municípios que serão escolhidos, no total, já é motivo de muita comemoração.

Mas não para por ai. Para chegarmos a este resultado todo um trabalho está sendo desenvolvido, como as melhorias aos acessos das cachoeiras do Chá, Limoeiro, Juquiazinho, Belchior e Alecrim. A divulgação maciça, em parceria com a Diretoria de Comunicação, em cima das belezas naturais, levando e elevando o nome do município ao nível mais alto, atingindo as mídias regionais e nacional, sem contar com a a circulação de notícias pela internet, que atingiu o mundo inteiro. A grande procura pelas pousadas e hotéis locais, o fortalecimento do COMTUR, as parcerias com o Legado das Águas, Instituto Votorantim, que é um grande parceiro do município em diversas esferas e, porque não falar das festas.

A Expo Gengibre se tornou, hoje, uma referência na região. A estrutura maior, com exposição, shows, praça de alimentação, área de lazer e outras atrações fez com que Tapiraí recebesse a visita de mais de 10.000 pessoas em um final de semana, turistas estes do Brasil inteiro. Isso sem contar com os Domingos na Praça, evento que mobiliza famílias para curtir o dia na Praça Central, as peças teatrais que vieram para alegria da criançada, concertos musicais e por ai vai. O turismo em Tapiraí é uma realidade, está acontecendo e não vai parar.