27 DEZ 2016
Retrô: Educação para todos e IDEB 37% melhor

O ano de 2016 foi muito importante para a educação municipal de Tapiraí, pois foi o ano em que foi consagrado com o melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) dos últimos 10 anos, com aumento de 37%. A média alcançada em 2015 foi de 6.3 pontos, que está acima, inclusive, da média projetada, que era de 5.8 pontos. Um número muito bom, que mostrou que todo empenho e investimentos dedicados a essa área surtiram efeitos positivos. Vale lembrar que o O IDEB é uma avaliação feita com os alunos do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Para se obter esse resultado, algumas ações foram fundamentais, tais como o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que capacita os professores e melhora os alunos em sala de aula. Barriguinha cheia, com alimentação saudável, também fez diferença e a merenda escolar continua sendo de ótima qualidade. Todo início de ano os pais de alunos não precisam se preocupar com a compra completa do material escolar, pois cada estudante ganhou seu Kit de acordo com idade escolar. E os pequeninos, da creche, foram agraciados com novos brinquedos e cadeirões, para mais comodidade e diversão.

Mas isso foi só uma parte, a Secretaria da Educação participou do 26º Fórum Estadual realizado pela UNDIME, em Atibaia/SP, para capacitação na área de gestão e desafios das políticas públicas educacionais; os alunos participaram de palestras sobre o cuidado com o Meio Ambiente e ganharam a cartilha -Anita - a anta amiga da natureza-; houve capacitação sobre -Primeiros Socorros- aos educadores; Capacitação - Reflexão e estudo sobre os anos iniciais-, com a Supervisora de Ensino Ivone de Jesus L. Francisco e Vera Lúcia Ferreira Cooper; Capacitação -Práticas na Sala de Aula-, oferecido pela UNDIME; Capacitação -Jornada Pedagógica-, oferecido pela Faculdade São Braz/PR; e a parceria com o Projeto -Corpo Incena- e o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (PROAC), que criou e apresentou a peça teatral -Dante Adiante-, com alunos da rede municipal e estadual de ensino de Tapiraí.

O trabalho com a educação municipal não pode parar e, agora que Tapiraí alcançou seu ápice, tudo só tende a ficar ainda melhor.