27 DEZ 2016
Retrô saúde: trabalho sério e que surtiu resultados

O trabalho com a saúde municipal é sério e tem surtido excelentes resultados. A volta do programa Estratégia Saúde da Família, em 2014, trouxe mais dignidade ao cidadão, que hoje é acompanhando por toda equipe de perto; em 2015 inaugurou-se a Unidade Básica de Saúde do Distrito do Rio Turvo e este foi mais um ponto positivo para o trabalho da pasta, isso sem contar com a reforma, adequações e abertura da UBS Central. Em 2016 o trabalho não parou, pelo contrário, aumentou e melhorou. As equipes da ESF ganharam um tablet para informatizar e agilizar os cadastros das famílias, foram adquiridos três carros pequenos, sendo um para cada equipe ESF e um para a Secretaria, e um ônibus rodoviário para levar os pacientes para consultas e exames. O ônibus da saúde, com saída às 10h, foi outra ação que deu muito certo e que a população aprovou.

Em questão de números, foram aproximadamente 10 mil consultas realizadas ao longo do ano, isso somente nas UBSs, sem contar com o Centro de Saúde, que atende especialidades, como ginecologia, odontologia e psicologia. As visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde passaram de 20.000. -É um trabalho de prevenção, que surte um ótimo resultado. A pessoa se sente querida por estar recebendo a visita dos agentes na sua casa-, disse o secretário da pasta.

Dentro da saúde está, também, a questão de prevenção a Dengue e outras doenças, cuidada pela Vigilância Sanitária. O trabalho é tão bem feito que neste final de ano não foi registrado indício de larvas vivas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Zika, Dengue e Chikungunya. E na Vigilância Epidemiológica as vacinas não param, foram, aproximadamente, 2.900 vacinas aplicadas ao longo do ano, sem contar com as campanhas da gripe e paralisia infantil, que somam mais de 2.000 imunizações. Ponto positivo!

Estes são alguns exemplos do trabalho que a saúde municipal vem executando, mas não para por ai, teve outubro rosa, novembro azul, Fique Sabendo e por ai vai.

Os médicos que vieram em 2014 na cidade tiveram que partir, mas novos estão chegando. Um deles é a Dra. Yamilsi Zaldivar Silva, que assumirá o programa Estratégia Saúde da Família nos próximos dias.