A revisão do Plano Diretor de Tapiraí foi finalizada e está disponível para população no site do Município www.tapirai.sp.gov.br. O estudo é o principal instrumento de ordenamento territorial da cidade, que traz regras básicas para o uso e ocupação do solo, determinando diretrizes para todas as demais políticas setoriais de Tapiraí. A revisão do plano foi desenvolvida pela Risco Arquitetura urbana, com coordenação do Município de Tapiraí e apoio do Programa de Gestão Pública do BNDES, reserva Legado das Águas e Grupo Votorantim, além da participação da população por meio de audiências públicas e reuniões de bairro.
-Nós buscamos consultar, de diversas formas e diversos momentos, a população tapiraiense. Além disso, foi constituído um conselho, com membros do executivo, legislativo e sociedade civil, para organizar e realizar, entre outras coisas, a conferência de lançamento, as cinco reuniões com a população, a formação das agentes comunitárias que contribuíram fazendo a pesquisa em todo município, a atividade de levantamento de campo com consulta pontual de moradores, as oficinas participativas e a última audiência Pública-, explicou André DalBó, da Risco Arquitetura.
O Plano Diretor além de estruturar o município, fornece a sustentação para melhor organização de todas as atividades econômicas locais, com previsões e estimativas orçamentárias e populacionais para os próximos anos. -Ele analisa e projeta o crescimento do município. Em termos normativos e institucionais, a lei do Plano Diretor deve ser a principal referência para elaboração das próximas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) do município-, finalizou André.