01 JUL 2016
Alunos da Rede Municipal participam de palestras sobre cuidados com meio ambiente

O Município de Tapiraí, por meio da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente, está desenvolvendo e implantando o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que consiste em um conjunto de competências, diretrizes e ações que deverão ser adotadas visando uma conscientização de preservação e de uso sustentável pela comunidade e entorno. E, para isso, nada melhor que começar ensinando e trabalhando com os pequenos, por isso, uma série de palestras interativas tem ocorrido com os alunos da Rede Municipal de Ensino, em parceria com a Secretaria da Educação.

As crianças que vão realizar visita no zoológico de Sorocaba passam, antes, por uma palestra sobre educação ambiental no auditório da Secretaria; já os demais tiveram um teatro com o palhaço Paçokinha sobre o Meio Ambiente.

De acordo com José Raul Fabbri, Gestor Ambiental, o estudo do tema é um dos principais pilares, de extrema importância, para a construção do SGA e deve ser abordada junto a toda comunidade, principalmente nas escolas, para que seja desenvolvida uma consciência ambiental, bem como atitudes responsáveis com relação ao tema. -A preservação do meio ambiente depende muito da forma de atuação das gerações presentes e futuras, e o que estão dispostas a fazer para diminuir o impacto ambiental das suas ações para preservar o patrimônio ambiental e criar modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis-, explicou.

No tema de Educação Ambiental em Tapiraí está sendo construída e adequada as seguintes ações: Lei de Política Municipal de Educação Ambiental, Diretivas Pedagógicas para a Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino (Diretrizes Curriculares), Formação e Capacitação de coordenadores e/ou e professores da Rede Municipal de Ensino sobre Educação Ambiental (multiplicadores) e Cronograma de projetos e ações junto aos alunos. -Neste primeiro semestre estamos fazendo um diagnóstico da situação atual e um planejamento, com cronograma de projetos e ações, voltado para educação ambiental dos alunos. Essa é uma iniciativa que deve ser realizada todos os anos, sem interrupção, para que a prática do cuidado com o meio ambiente se perpetue-, finalizou.