09 MAR 2016
Revisão do Plano Diretor de Tapiraí é iniciado

Processo é transparente e participativo. Cidadãos podem acompanhar pela internet e participar dos fóruns abertos

A 1ª Conferência para revisão do Plano Diretor de Tapiraí lotou o auditório do plenário da Câmara Municipal. Autoridades e munícipes puderam conhecer como será o processo de evolução do Plano Diretor e opinar quais os pontos que acham importantes não ficar de fora. A apresentação aconteceu no dia 7 de março e foi feita pelo André, representante da Risco Arquitetura Urbana, que veio por meio da parceria firmada entre o Município de Tapiraí, Instituto Votorantim, Legado das Águas e BNDES.

Vale destacar que o Plano Diretor é parte fundamental de todo o processo de planejamento orçamentário do município e deve ser norteado dos Planos Plurianuais (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentária, dimensionando as demandas e necessidades de investimento adequadas a situação atual. O objetivo da revisão é promover o adequado planejamento e o ordenamento territorial do município, visando a garantia dos direitos sociais básicos e o direito à cidade e a toda população de Tapiraí; revisar o Plano Diretor adequando-o a realidade atual do município; promover processo de formação e capacitação dos gestores locais nos temas relacionados ao planejamento e ordenamento territorial; promover a democracia participativa; fomentar o debate sobre o bem comum e público e promover parcerias com moradores, oficinas participativas para disseminação de conhecimento, debate e participação popular.

Para trazer mais transparência a todo processo, foi criado um site específico para o plano. O link pode ser acessado através do site da Prefeitura www.tapirai.sp.gov.br, botão Plano Diretor ou na página do facebook.com/pdtapirai. Assim que as próximas reuniões forem marcadas, serão divulgadas nestes canais de comunicação e no facebook.com/municipiodetapirai.