30 DEZ 2015
Melhor Caminho finaliza obra na estrada da Fazenda Velha

Melhor Caminho finaliza obra na estrada da Fazenda Velha

As obras do programa Melhor Caminho terminaram. Foram, ao todo, 8 km de estrada rural recuperada, que faz a ligação entre os bairros Fazenda Velha e Figueira/Jatobá. O convênio para essa obra foi firmado entre o Município de Tapiraí e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e realizado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP). A obra ficou orçada no valor de R$ 1.307.974,51, custeados com recursos da Secretaria Estadual, sendo que R$ 69.446,71 foi contrapartida de Tapiraí custeados com recursos próprios.

O Melhor Caminho é um programa do Estado de São Paulo que visa a recuperação de estradas rurais de terra, com implantação de drenagem superficial eficiente, sangrias e melhor condição de suporte e rolamento das pistas. Como benefício, o Melhor Caminho proporciona estradas rurais em boas condições de tráfego e segurança, preservação dos recursos naturais e prolongamento da vida útil da estrada.

Tudo isso está sendo possível notar na estrada. A obra é feita em várias etapas, sendo elas de avaliação preliminar, pré-projeto e plano de trabalho, início das atividades, acompanhamento técnico, terraplanagem, raspagem de solo, abatimento (quebra) de barrancos, sistema de drenagem superficial, revestimento primário (onde é misturado o solo e brita e preparado o local para a próxima etapa), obras complementares e colocação de tubos para escoamento de água e drenagem do solo. Entre os 8km de estrada, foram implantadas 40 caixas de contenção, para melhor escoamento da água e drenagem do solo.