30 DEZ 2015
Natal na Praça encanta turistas e munícipes pelo charme e bom gosto

Natal na Praça encanta turistas e munícipes pelo charme e bom gosto

Um natal para toda família foi o que aconteceu em Tapiraí do dia 22 a 24 de dezembro. A Praça estava linda, toda decorada com motivos natalinos e, este ano, com um diferencial: a Vila dos Doces, um lugar encantado e colorido, produzido em sua maioria com materiais recicláveis, como os pneus que deram forma ao bolo principal, sobras de EVA e copos descartáveis que completaram a decoração, tudo utilizado com muita criatividade e bom gosto.

Na parte cultural a festividade não deixou a desejar e todos aprovaram as atrações, a começar pela Big Band, no dia 22, em sua primeira apresentação ao público; depois o Coral Municipal Adulto e o Coral Infantil “Sol Maior”, que estrearam a beca nova conquistada por meio de apoio. No dia 23 foi a vez da Banda Marcial de Tapiraí realizar uma apresentação especial natalina, seguida pela Cantata de Natal “Mass Choir Jovens AD Tapiraí”. Já na véspera de Natal, dia 24, a festa começou cedo, às 13h, com brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, sorvetes, trenzinho e a chegada do Papai Noel. Foi pura diversão e alegria.

Festa continua na virada

Mas a festividade não terminou e dia 31 de dezembro, a partir das 9h, haverá a tradicional corrida de São Silvestrinha infantil e, às 16h, a largada do adulto (inscrições abertas pelo site www.tapirai.sp.gov.br); já às 21h acontecerá o Toque do Sino da Paz, no Santuário Ecológico de Tapiraí e às 22h virada do ano na Praça Central com queima de fogos a meia noite.

Tudo feito por meio de apoio e muito trabalho

Toda a decoração da Praça Central foi feita através do empenho e dedicação dos funcionários municipais, que receberam ajuda de voluntários. Os custos ficaram por conta de apoio de empresários e comerciantes, como o Instituto Votorantim, o Sindicato Rural de Tapiraí, a Fazenda Santa Regina e a HBS Budismo Primordial, por exemplo. O Coral Municipal de Tapiraí e o Coral Infantil Municipal “Sol Maior” receberam apoio, por meio de patrocínio, de comerciantes e amigos de Tapiraí e região, para confecção das becas. “Com criatividade nós superamos a crise e não deixamos de comemorar este momento feliz com amigos e familiares. Nossa cidade teve a festividade de final de ano, como ocorreu nos anos anteriores, tudo devido ao trabalho dos nossos funcionários e dos amigos que nos apoiaram neste projeto. Somos imensamente gratos a todos por isso”, destacou o Chefe do Executivo.

Decoração Sustentável

A decoração da Praça Central tem como foco a sustentabilidade. Já é o terceiro ano que isso está sendo levado em conta e, a cada ocasião, a população se surpreende com a criatividade e beleza. Este ano o diferencial está na “Vila dos Doces”, um jardim cheio de pirulitos, balas e um bolo todo decorado. Agora, quer saber como foram feitos? As bases do bolo são de pneus velhos, os sorvetes com copos descartáveis (que foram reutilizados), os arranjos com sobra de EVA e por ai vai. Isso sem contar o papai e mamãe noel e a árvore de Natal de garrafas PET, bem como a decoração das árvores e arranjos. “Recolhemos as garrafas PET durante o segundo semestre, por meio de doação da população, e começamos a pensar o que pode ser feito. Nosso objetivo é sempre inovar em algo e tudo gastando o mínimo possível”, explicou a Secretária de Governo.

Toque do Sino da Paz

Comumente no Japão, na virada do ano, o Sino da Paz é badalado 108 vezes e, aqui, esta tradição não será esquecida. O Sino da Paz, que está instalado no Santuário Ecológico Amigos da Mata Atlântica - HBS do Brasil, será badalado as 108 vezes no dia 31 de dezembro logo após o culto de encerramento do ano, que acontecerá às 21h. De acordo com a religião budista, cada badalada simboliza as imperfeições humanas. A cerimônia de fechamento do ano é aberta ao público. Após, o Bispo Ferreira participará das festividades de passagem de ano (queima de fogos e confraternização) juntamente com os moradores de Tapiraí, na Praça Central.