Novembro Azul é comemorado com palestras e ações em Tapiraí, Turvo e Góes
Assim como no Outubro rosa as ações são voltadas para as mulheres e à prevenção do Câncer de Mama, o Novembro Azul é um mês dedicado aos cuidados dos homens, com conscientização para a prevenção e tratamento do Câncer de Próstata. Com isso, o Município de Tapiraí, por meio da Secretaria de Saúde e equipes de agentes de saúde das Estratégias Saúde da Família (ESF) do Turvo e Centro, realizaram palestras nos dias 18 e 19 de novembro sobre a importância do exame preventivo da doença.
Em Tapiraí, o Novembro Azul aconteceu no dia 18, em dois períodos: pela manhã a conscientização ocorreu na Garagem Municipal, com os funcionários públicos e, a tarde, aconteceram palestras abertas ao público com os temas de câncer de próstata, diabetes e combate a Dengue no posto ESF “Enrique Guilherme Marzeuski”.
A equipe da ESF do Turvo realizou uma palestra no bairro do Góes, que contou com um bom número de participantes. Lá foi falado também sobre o câncer e prevenção a Dengue. O secretário da Saúde estava presente em ambas as palestras e destacou que até o momento nenhum caso de câncer, seja de mama ou próstata, foi constatado em Tapiraí. “Nós somos um dos poucos municípios da região que não possui casos de morte por câncer de mama ou próstata. O trabalho preventivo é feito regularmente em nossos postos”, destacou. Aliás, vale dizer, que o primeiro exame preventivo de câncer de próstata é um teste sanguíneo e, se for constatada a necessidade de outro exame, como o de toque, por exemplo, o médico urologista estará fazendo o encaminhamento do paciente. “Não é preciso ter preconceito nenhum, porque este é um cuidado com a saúde que deve ser tomado”, reforçou o secretário.
Agentes apresentam teatro sobre a Dengue
As agentes de saúde do Turvo readaptaram o teatro da Branca de Neve para contar para os alunos da Escola Municipal “José de Moura Glasser” como combater o mosquito da Dengue. Os próprios agentes foram os atores da peça e as crianças amaram. “Foi uma forma lúdica que encontramos para ajudar os alunos a gravarem na memória como se deve combater a Dengue”, contaram.