01 DEZ 2015
Tapiraí contra a crise: parcerias com o Instituto Votorantim e o Instituto Aquila visam economia e maior eficiência na gestão pública

O Brasil está passando por uma de suas maiores crises econômicas e os municípios pequenos, como Tapiraí, tem sofrido muito com a diminuição dos repasses federais e estaduais. No entanto, para superar esse período crítico, o Município de Tapiraí, através de parcerias com o Instituto Votorantim e o Instituto Aquila, está trabalhando sobre o chamado “Pacto de Metas”, uma formalização por parte da Prefeitura em buscar formas de economizar em diversos setores e trabalhar utilizando da criatividade.

“O Instituto Aquila é uma consultoria especializada em gestão e foi contratado pela Votorantim como parceiro técnico para implementar o programa de Apoio a Gestão Pública (AGP), que é uma parceria do Instituto Votorantim a fim de apoiar as prefeituras na elaboração de projetos de modernização, articulando parcerias, recursos e fomentando a transparência ativa”, explicou o consultor Carlos Balloni. Em Tapiraí o projeto começou em agosto de 2015 e terminará em fevereiro de 2016, a meta é diminuir ou evitar desperdícios nas despesas, buscando como objetivo o aumento da receita.

Desde que o projeto foi iniciado alguns resultados já puderam ser notados. “Posso citar como exemplo a questão dos pedágios. Por meio de convênio, cadastramos os veículos da saúde da Prefeitura e, com isso, não pagamos mais os pedágios, o que resultará em uma economia de R$ 12 mil ao ano. Outras ações também foram iniciadas, como contenção com telefonia, cópias e outros que muito em breve trarão bons resultados”, contou.

Ao todo são 29 projetos de economia em andamento, que são liderados por diretores, secretários e/ou funcionários. “Acredito que alcançaremos excelentes resultados em Tapiraí. A equipe está muito engajada e envolvida nos trabalhos”, disse Balloni, endossando que para o Instituto Aquila este é um grande desafio. “Além de Tapiraí estamos atuando em outras três cidades (Miracatu, Juquiá e Votorantim). Queremos deixar este trabalho como um legado, independentemente do momento atual ou do governo, é uma oportunidade de termos novas parcerias e ajudar na evolução da região do Vale do Ribeira”, finalizou.