29 OUT 2015
Saúde realiza evento de conscientização ao Outubro Rosa

Saúde realiza evento de conscientização ao Outubro Rosa

O Município de Tapiraí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nos dias 21 e 22 de outubro, dois dias especiais voltados para conscientização do combate ao câncer de mama, comemorando a campanha do Outubro Rosa. No dia 21 o evento foi realizado na UBS do Distrito do Turvo e, no dia 22, na UBS Central. Foram palestras, sorteios de brindes gentilmente cedidos pelos comerciantes e amigos da cidade, vídeos explicativos e um delicioso café da manhã, tudo preparado e elaborado com total apoio da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A médica pediatra do Centro de Saúde foi uma das palestrantes e destacou a importância de se ter uma qualidade de vida melhor para evitar problemas de saúde. “Uma alimentação saudável, por exemplo, é uma forte arma contra as doenças” e destacou “A pessoa deve ter pensamento positivo sempre, levar uma vida leve, divertida e alegre. Isso faz parte de ser saudável”. Outros membros da saúde também palestraram, como a odontologista, a fonoaudióloga, a fisioterapeuta do Turvo, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros.

Participante na palestra da UBS Central, Meire Rodrigues da Silva é uma paciente que está praticamente curada de um câncer no colo de útero. Ela descobriu a doença em janeiro deste ano e iniciou imediatamente o tratamento. “Há oito anos que eu já me tratava mas nenhum médico descobria, ao certo, o que eu tinha, até que procurei ajuda especializada e operei, foi quando veio o resultado da biópsia e descobri o câncer no colo do útero. Consegui uma vaga no Instituto do Câncer em São Paulo, passei por quimioterapias e radioterapias e estou bem. O médico me falou que tem grandes chances de cura”, disse a paciente feliz. Para Meire, campanhas de conscientização como o Outubro Rosa são ótimas para tornar público e de conhecimento de todos o que é e como tratar a doença.