09 SET 2015
UBS do Turvo é entregue para população

UBS do Turvo é entregue para população

Inauguração aconteceu no dia 7 de setembro, com a presença da Banda Marcial de Tapiraí e comunidade local

Uma importante obra foi entregue para população no dia 7 de setembro. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito do Turvo, prédio este que abriga a Estratégia Saúde da Família (ESF), está em pleno funcionamento. A nova unidade possui 302,63 m2 de área construída e a obra foi um convênio entre o Município de Tapiraí e o Ministério da Saúde, sendo que o repasse Federal foi de R$ 408 mil e R$ 211.694,92 de contrapartida de Tapiraí, com recursos próprios, totalizando R$ 619.694,92 de investimento.

“Essa obra é fruto exclusivo do empenho e dedicação dos nossos funcionários, que a cadastraram no Sistema de Convênios (Sincov) e por intermédio dele conquistamos o recurso. Além disso, demos a contrapartida para que ela saísse e, agora, a UBS está ai para uso fruto da população. Nós começamos, terminamos e a colocamos em funcionamento, porque isso é o mais importante”, destacou o prefeito.

Em suas palavras o Secretário de Saúde falou da importância da obra para comunidade. “É um fortalecimento da Atenção Básica no município, além da descentralização de alguns serviços. Foi uma obra grande, que exigiu um empenho de todas as secretarias e, juntos, conseguimos entregá-la para que todos a desfrutem. É um dia festivo e motivo de muita alegria para todos nós”, disse o Secretário.

A nova UBS possui sala de espera / recepção, sanitários com acessibilidade (feminino e masculino), consultório odontológico, sala de inalação coletiva, consultório de triagem mista, farmácia, consultório de especialidades, sala de ginecologia e coleta (com banheiro), sala de fisioterapia, sala de vacinas, sala de curativos, consultório ESF (com banheiro), sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, sala de administração, copa, banheiro para funcionários, área de serviços, depósito de resíduos comuns, contaminados e reciclados.

“Quero agradecer de forma especial a todos que contribuíram e também a antiga Associação Humanística de Projetos Ecológicos e Urbanísticos (AHPEU), em nome do seu presidente Aroldo Todesco, que doou alguns equipamentos para sala de fisioterapia”, acrescentou o prefeito. O secretário endossou. “Agradeço ao Fundo Social de Solidariedade que doou para a UBS uma cadeira de rodas nova. Nosso muito obrigado”, disse.

“Foi uma junção de esforços que concretizou a obra. Tapiraí tem sido um exemplo para região, pois sofremos as dificuldades advindas da crise, mas lutamos de cabeça erguida e com dedicação para concretizar tudo o que esta cidade merece, de acordo com as nossas possibilidades”, finalizou o Chefe do Executivo.