02 JUL 2015
Agência Metropolitana de Sorocaba e região é instituída

Agência Metropolitana de Sorocaba e região é instituída

O Município de Tapiraí esteve, no dia 15 de junho, presente no evento que sancionou a Agência Metropolitana de Sorocaba, instituída por meio de projeto de lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e da qual Tapiraí faz parte. A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a participação de 26 municípios que integram a Região Metropolitana, além de autoridades municipais e estaduais. A agência promoverá ações conjuntas em diversas frentes e soluções nas áreas de telefonia, transportes, serviços, entre outros. Vale destacar que a Região Metropolitana de Sorocaba é a quinta maior do Estado de São Paulo.

De acordo com o portal do Estado de São Paulo, só entre as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, são 11 municípios com economias baseadas em atividades industriais. Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 48,7 bilhões. “É uma das principais regiões de São Paulo, nesse eixo da Castelo Branco e da Raposo Tavares”, reconheceu o Chefe do Estado. “Com agricultura forte, mineração, indústria diversificada e serviços. Através da implantação da Agência, a região discute as melhores alternativas de projetos.”

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.