01 JUN 2015
Conferência da Saúde traz em discussão mais qualidade de vida aos munícipes

Conferência da Saúde traz em discussão mais qualidade de vida aos munícipes

A Secretaria de Saúde de Tapiraí realizou, no dia 21 de maio, das 9h às 15h, a II Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas” e, como eixo principal: “Direito do Povo Brasileiro”. A audiência aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades municipais, representantes das áreas da saúde, governo e educação, além de sociedade civil.

O Secretário da Saúde abriu a conferência e as palestras, falando sobre a estrutura organizacional do Sistema de Saúde em Tapiraí. Em seguida, os médicos Dr. Eduardo Rogelio Fraga, Dra. Alice Palermo e Dr. Rogério falaram sobre estrutura funcional da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Deveres do Cidadão com relação a sua saúde e Saúde bucal, respectivamente. O Chefe do Executivo destacou que saúde vai além do medicamento. “A cura de uma pessoa acontece, muitas vezes, além do remédio, mas sim com o carinho, atenção e acompanhamento que recebem da equipe médica”, disse. Ele endossou ressaltando o importante trabalho dos agentes e médico da família. “Vocês são as pessoas mais importantes para a saúde pública, são os olhos da secretaria dentro da casa do cidadão, analisando se eles precisam de suporte de outras áreas, como da educação e social, por exemplo. Um time só é vitorioso quando se joga junto e vocês estão realizando um excelente trabalho”.

O secretário da saúde destacou que desde que o programa ESF começou a ser aplicado em Tapiraí mais de 2.000 famílias já foram cadastradas e estão recebendo apoio dos agentes e médicos. “Nós vamos conseguir atingir o 100% das famílias atendidas no município. Mas, além do ESF, nós temos o pronto atendimento, que atende urgência e emergência”, explicou.

Na palestra da Dra. Alice, ela destacou que atitudes simples podem mudar a vida e a saúde das pessoas. “A palavra Bem Estar significa muitas coisas, entre elas Boa alimentação, Exercício, Muita água, Esperança, Sol, Temperança, Ar e Repouso”, disse. A doutora explicou qual o benefício de cada uma dessas palavras para uma melhor qualidade de vida.

Na parte da tarde, os participantes se reuniram e discutiram melhorias e pontos a serem colocados no plano, além de eleger dois delegados para representar Tapiraí na Conferência Regional.