02 ABR 2015
Jacob é um dos artistas que expõe seus trabalhos na Casa do Artesão
 Exemplo de superação: Jacob é um dos artistas que expõe seus trabalhos na Casa do Artesão

Um exemplo de superação e força de vontade. João Batista Rodrigues Jacob, 43 anos, é um dos artistas que expõe seu trabalho na Casa do Artesão de Tapiraí, ele pinta quadros, porém com uma grande diferença: com a boca. João ficou tetraplégico há 14 anos, quando se acidentou ao bater a cabeça numa pedra ao mergulhar em um rio de Tapiraí. De lá para cá muita coisa mudou, em um determinado dia, assistindo a TV, viu uma menina pintando quadros com a boca e pensou “se ela consegue, eu também consigo”. E foi assim que ele se tornou um artista. Hoje, Jacob faz parte da ONG Suiça VDMFK ou, em português, Associação de Pintores com a Boca e Pés (APBP). “Fui conhecer a sede da ONG, no Ibirapuera, em São Paulo, e levei meus trabalhos. Meses depois recebi a notícia que fui selecionado”, conta. A partir daí, ele começou a contar com uma ajuda de custo mensal vinda diretamente da Suiça. Em contrapartida, Jacob envia quadros para Europa e, se comercializados, ele ganha uma porcentagem sob a venda. “Eles também fazem postais e calendários”, conta.

No quarto de Jacob tudo é adaptado para que ele consiga exercer suas funções sozinho. Uma mesa foi acoplada na maca e, nela, estão fixos o celular, controle da televisão, controle do ventilador e notebook ou tela de pintura. Ele liga e desliga, digita, pinta, enfim, tudo utilizando somente a boca.

Casa do Artesão

Para Jacob a abertura da Casa do Artesão colaborou muito para divulgação do seu trabalho. “Já vendi um quadro e tenho outros expostos lá”, comentou. O Município de Tapiraí, por meio dos seus representantes, foi até ele para convidá-lo a expor na Casa e ele, de pronto, aceitou. Questionado sobre qual a mensagem que ele deixa para as pessoas que estão nessa mesma situação, Jacob é enfático ao dizer. “Não desistir nunca, lutar, pois a vida continua. Não é fácil, mas tendo força você consegue atingir tudo aquilo que está na sua mente”, destacou. Para o futuro, Jacob pensa em vender seus trabalhos na internet. “Será, também, uma forma de incentivar outras pessoas a pintar”, finaliza.