01 ABR 2015
Cerimônia religiosa celebra chegada do Sino da Paz à Tapiraí
 Cerimônia religiosa celebra chegada do Sino da Paz à Tapiraí

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Tapiraí ganhou um importante passo para o turismo religioso. O Sino da Paz foi ostentado na Torre do Dharma, no Santuário Ecológico Budista da cidade, localizado na Fazenda Velha. A cerimônia foi realizada pelo secretário-geral do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Kimura Nitigaku, ao lado do Arcebispo do Brasil, Monge Correa Kyohaku. O Chefe do Executivo também marcou presença, bem como munícipes e fieis.

Em sua fala, o Chefe do Executivo destacou o orgulho de ver Tapiraí no mapa do mundo. “Me sinto orgulhoso de estar em uma cidade linda e que também é desenvolvida. O turismo aqui se inicia hoje com o Sino da Paz e o Santuário Ecológico Budista”, disse. O presidente da HBS Sergio Likio Uematsu, reforçou o agradecimento ao Município. “Ano passado fomos ao Japão e vimos este Sino sendo fundido e, agora, vemos tudo se tornando realidade. Agradeço ao Município de Tapiraí pelo apoio e trabalho em conjunto”, destacou.

O Sino foi confeccionado no Japão e baseia-se nas características do que se encontra no Parque da Paz, em Hiroshima. Além disso, ele possui o selo de autenticidade da Prefeitura de Hiroshima. Só existem três sinos como este no mundo: um está em Hiroshima, um na ONU e, agora, um em Tapiraí. Este Sino, no Japão, representa o marco zero da bomba atômica.

Chegada

A chegada do Sino na cidade aconteceu no dia 26 de fevereiro e a cerimônia de recepção aconteceu em três cidades: Sorocaba (representando a Região Metropolitana), Piedade (cidade mãe) e Tapiraí. Uma comitiva budista, bem como autoridades, acompanharam o trajeto do Sino até seu destino final.

Características

A Torre do Dharma, que abriga o Sino da Paz, possui 20 metros de altura. Na parte interior está instalado o Sino e, na parte superior, ostentado o Gohonzon (imagem sagrada). Já o Sino da Paz possui dois metros de altura e pesa, aproximadamente, uma tonelada. Na parte superior do sino existe o dragão com dupla face, que é o protetor e o guerreiro da paz. Na cinta inferior consta a mensagem “Sino da Paz” em português e, na parte de trás, em japonês. Já na parte quadrada, que é chamada de ‘espaço da lagoa’, está talhada a mensagem “Iluminação para todos”. Na parte superior existem 108 bolinhas, que servem para ecoar melhor o som, mas também representam as imperfeições humanas. “A cada toque, uma de nossas imperfeições são eliminadas”, contou o monge. Todo dia 31 de dezembro o sino é tocado 108 vezes, para entrar no novo ano com paz. “É a paz a base de tudo que precisamos ser e atingir”, finalizou o monge Correa.

Festival da Paz terá a presença do Papa Budista

No dia 26 de julho de 2015 acontecerá o Festival da Paz, cerimônia que fará a inauguração oficial da Torre do Darma e do Sino. Ela acontecerá às 11h e será celebrada pelo 25º Sumo Pontífice Yamauti Nitikai Shounin. Estima-se, neste dia, a presença de sete mil pessoas, entre fieis, munícipes e autoridades.