03 MAR 2015
Sino da Paz chega a Tapiraí
 Sino da Paz chega a Tapiraí

Tapiraí ganhou um importante marco para sua história e para o turismo religioso, afinal, já se encontra no município o Sino da Paz. A cerimônia de recepção aconteceu em três cidades: Sorocaba (representando a Região Metropolitana), Piedade (cidade mãe) e Tapiraí. Uma comitiva budista, bem como autoridades, acompanharam o trajeto do Sino até seu destino final. O Sino foi confeccionado no Japão e baseia-se nas características do que se encontra no Parque da Paz, em Hiroshima. Além disso, ele possui o selo de autenticidade da Prefeitura de Hiroshima. Só existem três sinos como este no mundo: um está em Hiroshima, um na ONU e, agora, um em Tapiraí. Este Sino, no Japão, representa o marco zero da bomba atômica.

Inauguração

No próximo dia 8 de março acontecerá a cerimônia religiosa de ostentação do Sino da Paz na Torre do Darma. A festividade será realizada no Santuário Ecológico Budista, na Fazenda Velha, às 15h. O evento é aberto ao público.

Características

A Torre do Darma, que abrigará o Sino da Paz, possui 20 metros de altura. Na parte interior será instalado o Sino e, na parte superior, ostentado o Gohonzon (imagem sagrada). Já o Sino da Paz possui dois metros de altura e pesa, aproximadamente, uma tonelada. Ele começou a ser confeccionado em maio do ano passado. “Enquanto ele estava sendo fundido, nós monges estávamos em oração, portanto ele já veio consagrado”, explicou o Monge Correa Kyohaku, arcebispo do Brasil. Na parte superior do sino existe o dragão com dupla face, que é o protetor e o guerreiro da paz. Na cinta inferior consta a mensagem “Sino da Paz” em português e, na parte de trás, em japonês. Já na parte quadrada, que é chamada de ‘espaço da lagoa’, está talhada a mensagem “Iluminação para todos”. Na parte superior existem 108 bolinhas, que servem para ecoar melhor o som, mas também representam as imperfeições humanas. “A cada toque, uma de nossas imperfeições são eliminadas”, contou o monge. Todo dia 31 de dezembro o sino é tocado 108 vezes, para entrar no novo ano com paz. “É a paz a base de tudo que precisamos ser e atingir”, finalizou o monge Correa.

A escolha por Tapiraí

De acordo com o Monge Correa, a natureza exuberante determinou a escolha pela cidade. “Conhecemos Tapiraí através de um membro budista, que por sinal estava vendendo um terreno. A partir do momento que colocamos os pés na cidade, sentimos que tinha que ser aqui. A mata atlântica em volta, o ar puro, as belezas naturais e a proximidade com a grande metrópole cooperaram muito para decisão”, disse.

A partir daí começaram os trâmites. Em março de 2013 foi a primeira visita e, em outubro do mesmo ano, uma comitiva com membros Budistas do Japão visitaram o Chefe do Executivo para entregar o projeto do Santuário Ecológico do Budismo Primordial.

No dia 14 de setembro de 2014 aconteceu o lançamento da pedra fundamental, primeiro passo para a construção do Santuário Ecológico do Budismo Primordial. Cerca de 1.000 pessoas compareceram; o secretário-geral do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Kimura Nitigaku, foi quem fez a cerimônia, ao lado do Arcebispo do Brasil, Correa Kyohaku. Entre as autoridades presentes estavam o Chefe do Executivo de Tapiraí; o presidente da HBS Sergio Likio Uematsu; vereadores e 50 monges que vieram do Japão para o evento.

Santuário Ecológico

Além do templo, a ideia é construir no Santuário um Centro de Eventos, um Centro de Convivência para Idosos e uma creche, como também um bosque de cerejeiras e trilhas pela mata atlântica. Estima-se que o conjunto fique pronto em 2020. A área possui 180 hectares, sendo 76 alqueires de Mata Atlântica e três lagoas. De acordo com o Monge Correa, o templo deve receber sete mil pessoas por mês.

Festival da Paz terá a presença do Papa Budista

No dia 26 de julho de 2015 acontecerá o Festival da Paz, cerimônia que fará a inauguração oficial da Torre do Darma e do Sino. Ela acontecerá às 11h e será celebrada pelo 25º Sumo Pontífice Yamauti Nitikai Shounin. Estima-se, neste dia, a presença de sete mil pessoas, entre fieis, munícipes e autoridades.