02 MAR 2015
Três grandes obras foram entregues no aniversário de Tapiraí
 Três grandes obras foram entregues no aniversário de Tapiraí

Casa do Artesão, rua Laureano Vieira Martins e Garagem Municipal

O dia 19 de fevereiro foi especial, não só porque é comemorado o aniversário de Tapiraí, mas também pela entrega de três importantes obras: a Casa do Artesão, a rua Laureano Vieira Martins e a Garagem Municipal. Autoridades e munícipes marcaram presença nas solenidades.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão, localizada entre a Av. Prof. Natan Chaves e a rua Joaquim dos Reis, era um prédio abandonado que recebeu reforma, adequações e hoje abriga os artesãos de Tapiraí. O turista que passar pela cidade poderá conhecer a produção artística, bem como adquirir os produtos. A Casa recebeu o nome da dona Catarina Godoy, artesã no ramo de cestaria, antiga moradora do bairro Ribeirão da Anta. Ela, que tem 84 anos, agradeceu ao povo e a prefeitura pela homenagem. “Quero ser uma professora e ensinar tudo que sei”, disse.

Já o Chefe do Executivo destacou que o diferencial de Tapiraí está em conservar suas características de cidade do interior. “O potencial turístico não está somente em suas belezas naturais, mas sim na recepção da população. Há 20 anos veio aqui uma pessoa do Ministério do Turismo e nos disse que não adiantaria somente o Município fazer sua parte se a população não quisesse receber o turismo. Hoje eu sinto que isso mudou e o turismo de Tapiraí vai acontecer porque é isso que a sua população quer e está buscando. Nós estamos buscando meios para transformar e para oferecer suporte ao turismo da nossa cidade” e endossou. “Agradeço a toda comunidade do Ribeirão da Anta, que começou com o trabalho de cestaria, farinha e que perdura até hoje. Agradeço aos demais artesãos pelo empenho e dedicação em querer expor o trabalho de vocês”, destacou.

Helena Alvarez é uma das artesãs que expõe na Casa. Ela trabalha com artefatos em couro e sua venda era baseada somente na internet. “Agora ganhei um espaço para mostrar meus artesanatos. Achei perfeito e será muito útil a nós”, contou.

Referente as obras feita no local, a Casa do Artesão teve o telhamento totalmente trocado, incluindo colocação de manta alumizada para proteção, calha e forro em madeira, bem como reforma na parte elétrica e hidráulica. Para a troca do telhado, o Município de Tapiraí conseguiu um convênio com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional no valor de R$ 50 mil e contrapartida do município de R$ 5.826,73. Os demais gastos com a reforma do prédio, que totalizaram R$ 100 mil, foram custeados com recursos próprios e utilizados para troca das esquadrias, colocação de vidros e portas de blindex, troca de portas, troca do forro, construção de cozinha e banheiros masculino e feminino (com acessibilidade), rampas de acesso, retirada do assoalho e refeito todo o piso, além de pintura interna e externa e calçada.

Rua Laureano Vieira Martins

Outra importante obra foi a revitalização da rua Laureano Vieira Martins. Lá, o Município de Tapiraí, por meio do Departamento de Infraestrutura e Planejamento, fez a drenagem da rua, construiu guias e sarjetas e pavimentou com lajotas. Além disso, os balaustres que estavam danificados estão sendo trocados e ganharam nova pintura. O valor da obra foi de R$ 176.633,86, custeados com recursos próprios.

Na inauguração, o senhor Laureano agradeceu pela homenagem recebida. “Fiquei muito feliz e agradeço, de coração, por terem colocado meu nome”, disse emocionado. O Chefe do Executivo enfatizou que essa era uma obra bastante reivindicada. “Aqui, antigamente, em dias de chuva, não se transitava e agora é possível utilizar desta via independentemente do clima”, finalizou.

Garagem Municipal

A terceira obra inaugurada no dia 19 foi a Garagem Municipal, onde o Município de Tapiraí construiu um novo prédio, contendo 471,14 m2, com copa, refeitório, sanitários (incluindo sanitário para portadores de necessidades especiais) e salas destinadas a escritório. O valor total da obra foi de R$ 352.867,26, custeadas com recursos próprios. Agora, os funcionários públicos municipais possuem um local adequado e com mais conforto. “Agradeço a equipe da engenharia pelo empenho e dedicação na obra. Nós concluímos essa etapa, proporcionando ambientes que vocês merecem”, destacou o Chefe do Executivo.