13 NOV 2014
Zoneamento Ecológico Econômico do Vale do Ribeira
Um processo longo, mas que está chegando em suas etapas finais. O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um dos intrumentos estabelecidos pelo Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, que objetiva compatibilizar a proteção ambiental com o desenvolvimento social e econômico. Este plano dividiu a zona costeira em quatro setores: Litoral Norte, Baixada Santista, Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananéia e Vale do Ribeiro (da qual Tapiraí faz parte).

No Vale do Ribeira, o processo de elaboração do ZEE remonta a década de 1980, quando foram realizados os primeiros trabalhos para elaboração de um macrozoneamento para a região, dentro de um conjunto de ações do Estado para dinamizar a economia local e enfrentar as carências sociais, considerando a riqueza dos atributos ambientais da região e sua proteção instituída por normas legais. Nas décadas de 1990-2000 esses estudos iniciais foram retomados para construção de uma proposta de zoneamento, que não chegou a ser instituída por norma legal. Em 2011, retomaram-se os trabalhos para implementação do zoneamento nesse setor com composição do Grupo Setorial de Coordenação do Gerenciamento Costeiro do Vale do Ribeira.

Em que isso ajudará o município? Entre tantas coisas, destaca-se o zoneamento do solo territorial e suas respectivas atividades. Por exemplo, pelo mapa será possível identificar qual área será restrita a vegetação, proteção ambiental, ecosistema, uso de povos e comunidades quilombolas, uso agropecuário, etc.

Para ter conhecimento de todo material metodológico e de elaboração do plano, basta clicar no link abaixo: