02 OUT 2014
Início das obras no Santuário Budista é celebrada por fieis
 Início das obras no Santuário Ecológico Budista de Tapiraí é celebrada por fieis

O primeiro passo para a construção do Santuário Ecológico do Budismo Primordial foi dado. No dia 14 de setembro, monges, autoridades, fiéis e munícipes se reuniram para o lançamento da pedra fundamental, que simbolizou o início das obras do futuro templo. Cerca de 1.000 pessoas compareceram; o secretário-geral do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Kimura Nitigaku, foi quem fez a cerimônia, ao lado do Arcebispo do Brasil, Correa Kyohaku. Entre as autoridades presentes estavam o Chefe do Executivo de Tapiraí; o presidente da HBS Sergio Likio Uematsu; vereadores e 50 monges que vieram do Japão para o evento.

A cerimônia começou com um culto em agradecimento ao início das obras e, logo após, foi lançada a pedra fundamental. Para o Chefe do Executivo, a obra simboliza um marco na história de Tapiraí, que ficará mundialmente conhecida através do seguidores budistas e poderá trazer turistas para a cidade. “Me sinto muito honrado, pois recebi do prefeito de Hiroshima uma carta selando nossa união e permitindo que colocássemos o sino semelhante ao deles aqui em nossa cidade, para simbolizar a paz entre as nações”, disse. O secretário-geral, Kimura, destacou que se não fosse o apoio do Município, nada seria possível. “Agradeço todas autoridades pelo empenho. Meu muito obrigado”. Já o monge Correa lembrou que a construção do templo primordial era um sonho do mestre pioneiro do Budismo, Tomojiro Ibaraqui, sonho este que vem desde 1930 e se concretiza agora, em 2014. “Pode passar o tempo que for, quando é para acontecer, os sonhos se tornam realidade”, finalizou Correa. A cerimônia foi encerrada com a apresentação da Bateria Primordial, composta por jovens budistas, e pelos mascotes antas Tatá e Tita.

Turismo religioso

A Torre do Darma, que abrigará o sino da Paz, terá 20 metros de altura. Na parte interior será instalado o sino da paz e na parte superior ostentado o Gohonzon (imagem sagrada). Fabricado no Japão, o Sino do santuário é uma cópia oficial do Sino da Paz, que se encontra no Parque da Paz em Hiroshima. “Será o maior do Brasil. Em outubro vamos buscá-lo e está previsto para chegar aqui em 2015, quando faremos a instalação”, anunciou.

Além da Torre e do templo, o projeto do santuário prevê a construção de um centro de convivência para idosos e creche, além de bosque de cerejeiras e trilhas pela mata atlântica. O conjunto ficará pronto em 2020. A área possui 180 hectares, sendo 76 alqueires de Mata Atlântica e três lagoas. Ainda segundo o monge Correa, o templo deve receber sete mil pessoas por mês.

Inauguração

A cerimônia de entrada do Sino na cidade de Tapiraí, bem como a ostentação na Torre está marcada para o dia 8 de março de 2015, às 15h. Em julho, no dia 26, às 11h, será a inauguração oficial da Torre e do Sino em Festival da Paz, celebrado pelo Papa Budista vindo do Japão.