Milhares de pessoas prestigiaram a 13ª edição da Festa do Gengibre de Tapiraí, que aconteceu do dia 10 a 13 de julho, na Praça de Eventos “Matheus Ricciardi”. O evento contou com rodeio, exposição agrícola, exposição de fotos antigas, praça de alimentação e shows para toda família. A organização da festa foi do Município de Tapiraí, por meio da Divisão de Cultura e Turismo, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Comissão de Agricultores.
Exposição agrícola
No primeiro dia da festa, 10 de julho, aconteceu a escolha dos cinco melhores gengibres. O critério de seleção foi pelo brilho, tamanho, espessura, formato, entre outros atributos da raiz. “Analisamos ele por completo para chegarmos na decisão final”, disse Hidetada Sugiura, membro da comissão, que endossou explicando que os jurados vieram de outras cidades e são exportadores e agrônomo.
Na classificação ficou Anderson Watanabe em primeiro lugar, Helio Florentino Rosa em segundo, André Vão em terceiro, Sergio Fernandes em quarto lugar e Yukio Watanabe em quinto. A premiação ocorreu no sábado, dia 12. Os ganhadores foram premiados com um troféu e um prêmio simbólico oferecido pelos seguintes patrocinadores: Yoshizaki Irrigação, Beltrame Agrícola J.A. Piedade, Ouro Safra, GarciAgro e Campal Portal Agrícola.
Além do gengibre, a exposição contou com uma grande variedade de hortaliças, flores e frutas de produtores de toda a região. No domingo pela manhã aconteceu a feirinha beneficente, onde o valor arrecadado na venda dos produtos expostos foi revertido para a Santa Casa de Tapiraí.
Shows
A parte artística da festa foi show, literalmente. Na abertura, dia 10, mesmo com frio e garoa, o público aguardou para assistir o cantor Luiz Fellipe e a banda Livro dos Dias. No mesmo dia aconteceu a abertura do rodeio e a cantora Jaqueline Machado emocionou a todos cantando ‘A Padroeira’. Na sexta-feira, dia 11, foi a vez do Cristiano Guerreiro e da dupla Newton e Willian agitar a galera. No sábado, dia 12, o som ficou por conta da dupla Fernando e Eduardo, Moisés da Viola e Banda e da dupla Daniel e Jorge Lucca. Já no domingo as apresentações começaram durante o dia, com o grupo de taikô Hisho Daiko, de Colônia Pinhal, seguidos pela Banda Masculina Taiyo Ongakutai, Banda Feminina Nova Era Kotekitai e Grupo de Dança Taiga. A noite foi a vez do Hugo e Tiago embalar o público com a famosa música do ‘gaguinho’, entre outras modas de viola.
A Banda Marcial de Tapiraí também participou da Festa do Gengibre, se apresentando no sábado, dia 12. Mais uma vez eles arrasaram. Inclusive, prepararam uma música especial para o rodeio, com direito a coreografia country. O público aplaudiu de pé o grupo.
Segurança
Na parte de segurança foi tudo bem tranquilo. De acordo com a Polícia Militar, não houve nenhum registro de furto ou roubo nos dias da festa. Dentro do recinto, também, não aconteceram brigas e nem desentendimentos. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil e equipe de Segurança contribuíram com o sucesso do evento.
Rodeio
O rodeio foi a atração principal de todas as noites. Camarote, pista e arquibancada ficavam lotados para o show dos peões. A companhia responsável foi a Tiago Silva e a locução do Leandro Lima. A classificação final do rodeio foi: Luiz Paulo Barros, de Boituva, em primeiro lugar; Alan Medeiros, de Herculândia, em segundo; Dorival Ferreira Junior, de São Miguel Arcanjo, em terceiro; Tiago Almeida, de Pilar do Sul, em quarto e Paulo Henrique Ribeiro, de Boituva, em quinto lugar.