O Município de Tapiraí, por meio da Secretaria da Educação, realizou a I Formação Continuada da Educação Municipal, que aconteceu nos dias 10 e 11 de julho, com o tema “Novos rumos e novas perspectivas: educar, humanizar e transformar. Cerca de 80 pessoas participaram. O Chefe do Executivo prestigiou a abertura do evento “Uma sociedade melhora na mão de vocês, no amor, no carinho e na educação que vocês transmitem. Assim como eu ainda guardo o carinho pelos meus professores, as crianças também possuem o mesmo afeto por vocês. É um sentimento que se leva para a vida toda”, disse o Chefe do Executivo.
O primeiro palestrante foi o escritor de livros infantis, art-educador e músico James Misse, que falou com o tema “Tudo o que realmente preciso saber, aprendi no jardim da infância”. “Meu projeto é levar literatura contando histórias”, disse. Logo de início, convidou a todos para cantar, juntos, uma canção de Vinícius de Moraes, o suficiente para saber que vinha muita coisa boa pela frente. “Aquilo que a gente aprende com emoção, não esquecemos, pois o que toca o coração, o corpo não esquece”, endossou. A palestra seguiu entre uma cantiga e outra e o tempo passou voando.
Na sequência aconteceu a palestra do Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, com o tema “Fundamentos da Educação e Cidadania”. Já na sexta-feira, segundo dia da formação, ocorreram duas oficinas, sendo a primeira com a Profª Joyce Raymundo e o tema “Educação Infantil: cuidar, ensinar e aprender” e a segunda com a Profª Ana Maria de Araújo Ferreira, com o tema “Matemática: o ensino e o prazer da aprendizagem”.
A secretária da educação explicou que a ideia principal do evento foi buscar práticas educacionais, aproximando-as ao máximo das teorias propostas, usando, com isso, melhoria da qualidade de ensino, buscando a efetivação de uma educação humanizadora. “Essa nova forma de encarar a educação como sendo ‘integral’ não acontece somente na escola, mas inicia-se na família e pode ser vista como uma porta de entrada de alternativas e possibilidades”, finalizou.