Aconteceu, no dia 4 de junho, o evento que formalizou a parceria entre os Municípios de Tapiraí, Miracatu e Juquiá com a Votorantim para o início do trabalho conjunto destinado ao desenvolvimento econômico local e a preservação da mata e da bacia do Rio Juquiá, onde está localizada a Reserva Legado das Águas. A área é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com 31 mil hectares.
O evento contou com a presença dos Chefes do Executivo das cidades de Tapiraí, Miracatu e e Juquiá. “É primordial essa parceria porque os prefeitos têm feito a lição de casa, mas, agora, a Votorantim dará apoio para ajudar a capacitar os técnicos e enfrentar as dificuldades inerentes a municípios carentes de recursos”, disse o Chefe do Executivo de Tapiraí.
Na cerimônia, a Votorantim entregou aos Municípios um diagnóstico preliminar do patrimônio histórico e natural e dos potenciais de ecoturismo da região. A área começou a ser preservada pelo Grupo Votorantim há mais de 50 anos, com o objetivo de proteger as nascentes do Rio Juquiá e seus afluentes, garantir o abastecimento de água da população e o fornecimento para as sete usinas hidrelétricas instaladas na região, que fornecem energia para a fábrica de alumínio.
O relatório preliminar entregue aos prefeitos identificou as riquezas naturais, a mata preservada e as mais de 40 cachoeiras localizadas na área da reserva. O estudo destaca, ainda, as antigas estações de trem e a estrada de ferro, hoje desativada, que foi construída em 1914 e que ligava Juquiá até Santos. O documento também resgata a história dos três municípios, os trabalhos de artesanato das comunidades tradicionais e os aparelhos culturais disponíveis em cada localidade.
“Esse material mostra o perfil da cultura local e a aptidão de cada cidade para desenvolver cadeias produtivas locais. Poderá servir de subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos de dinamismo econômico das respectivas prefeituras”, diz Cloves Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.
O trabalho de mapeamento da região, quando finalizado, resultará em um diagnóstico com aspectos socioeconômicos das cidades e dos moradores das áreas urbanas e da zona rural. A ideia é que, com a conclusão do trabalho, possam ser indicadas outras oportunidades no campo social, que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico da região.