Tapiraí é um dos 26 municípios que fará parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), projeto este que tratará de um planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. A primeira audiência pública para discutir a RMS aconteceu no dia 17 de março, na Câmara Municipal de Sorocaba, e contou com a presença de Deputados Estaduais e Federal, além de prefeitos da região.
O objetivo do projeto é a cooperação entre diferentes níveis de governo, mediante a descentralização, articulação e integração dos seus órgãos da administração direta e indireta com atuação na região, visando ao máximo o aproveitamento de recursos públicos, além da redução das desigualdades regionais.
Para o Chefe do Executivo de Tapiraí, será importante que ocorra uma descentralização. “Cada cidade tem a sua peculiaridade. No caso de Tapiraí, por exemplo, temos uma região muito boa para o lazer e o turismo e queremos que esse desenvolvimento aconteça, que ele não seja centralizado. Assim, os municípios que possuem orçamento pequeno, como o meu caso, tenham as condições necessárias de dar um salto maior e consigam um desenvolvimento igualitário na região metropolitana”, disse.
Com o RMS serão criados alguns órgãos: o Conselho de Desenvolvimento, as Câmaras temáticas, o Conselho Consultivo, a Entidade Autárquica e um Fundo de Desenvolvimento da RMS. Cada prefeito pertencente a Região Metropolitana terá uma cadeira nesses órgãos, podendo opinar e discutir o que será melhor para sua respectiva cidade.