O Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, foi comemorado com dois desfiles, um no centro de Tapiraí e outro no Distrito do Turvo. Alunos das escolas municipais mostraram civismo e patriotismo contando sobre a data em forma de danças, jogral e vestimentas. Autoridades e munícipes prestigiaram o evento.
No centro da cidade duas escolas desfilaram, foram elas: EMEI “Profº Benedito Pires da Cunha”, onde os alunos mostraram as danças típicas de cada região do país; e a EMEF “Profª Enir da Silva Pilan”, com jogral e música ‘7 de setembro’.
Já no Distrito do Turvo, as escolas participantes foram: Creche Distrito do Rio Turvo, EMEI “Ver. Vanderlei Julio da Costa” e EMEF “José de Moura Glasser”. Eles se dividiram em seis pelotões, sendo o primeiro representando o Império, com os alunos fardados; o segundo representando a juventude, com os alunos de soldados; o terceiro representando os lutadores do país, com as crianças vestidas de índios, jesuítas, escravos, Tiradentes, militares e outros; o quarto pelotão representou o Brasil de hoje, com roupas diversas; o quinto pelotão representou o amor pelo Brasil e a torcida, vestidos com as cores da bandeira; e, o sexto pelotão, a independência construída a cada novo dia, com compromisso por uma educação cada vez melhor.
A Banda Marcial de Tapiraí participou dos dois desfiles e abrilhantou, ainda mais, o evento. Os alunos, inclusive, estrearam os instrumentos novos adquiridos pelo Município para a Banda Marcial. Acompanhando a Banda estava o Corpo Coreográfico, que encantou o evento.