04 ABR 2020
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE SUPOSTA FALTA DE MÁSCARAS NAS UBS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE SUPOSTA FALTA DE MÁSCARAS NAS UBS

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a denúncia da falta de máscara para uso de pacientes e/ou funcionários não procede.

As Unidades de Saúde - UBs ( incluindo a Santa Casa) do município seguem o protocolo de acordo com orientação do Ministério da Saúde, e para isso estão sendo disponibilizados máscaras e outros equipamentos de proteção a todos os funcionários que prestam serviços na saúde.

Cada responsável pela Unidade está sendo orientado por uma Técnica de Segurança do Trabalho a exigir dos funcionários o uso adequado do equipamento durante o atendimento e procedimentos a qualquer  paciente com sintomas de gripe. Já para o munícipe que comparecer a uma UBS com sintomas de gripe,  está sendo exigido o uso da máscara logo na entrada, a qual é entregue na recepção. Para aquele paciente que não apresenta sintomas, mas se sente seguro com o uso da máscara, também é fornecida a mesma. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde nega a falta desse material para qualquer paciente ou funcionário.

Quanto a confecção das máscaras por voluntárias, a Secretaria agradece a iniciativa de campanha de voluntariado, e  esclarece que, no momento, não há essa necessidade, uma vez que as máscaras confeccionadas pelas costureiras do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS,  estão sendo até o momento, suficientes para o atendimento nas Unidades. Mas, se houver crescimento da demanda e necessidade de mais mão de obra, a própria Secretaria,  juntamente com a equipe da Assistência Social,  fará o chamamento de  voluntariado.

A Secretaria de Saúde solicita a qualquer cidadão que se sinta prejudicado ou que a ele tenha sido negado uma máscara ou qualquer outro tipo de proteção nas Unidades de Saúde do município, ou na Santa Casa, que entre em contato com a Secretaria pelos Telefones (15) 32771162  / 997554468 (inclusive Whatsapp), ou pelo e-mail: [email protected],  para que sejam tomadas as devidas providências.