16 ABR 2020
Coronavírus vamos nos Proteger

Todos nós devemos nos proteger do #coronavírus neste momento de pandemia. A participação das crianças neste processo é muito importante. Por isso, o Ministério da Saúde fez um filme e uma cartilha especial para ensinar aos pequenos o que é o coronavírus e quais os cuidados devemos ter. Junte as crianças, assista ao vídeo e baixe a cartilha!

Baixe a cartilha aqui:

Quer saber mais? Acesse tapirai.sp.gov.br/coronavirus

#PraVocêSaber
O filme mostra a menina Aninha descobrindo o que é o coronavírus e como se proteger dele.
No começo, Aninha atende ao telefone e fala com sua vizinha, Carol, que lhe conta que seu pai está com coronavírus. Aninha indaga o que é coronavírus. Uma transição nos leva para um laboratório, onde a Doutora Carla aparece para solucionar as dúvidas da menina. Ela explica o que é o vírus e quais são os sintomas que ele causa: febre, tosse e dificuldade de respirar. Aninha fica irritada, então, a doutora pega um tablet e faz uma videochamada para o Vovô Hermes, avô da Aninha. Ele explica para ela as medidas necessárias para evitarmos o contágio por coronavírus, como ficar em casa, cuidar de quem a gente ama e lavar as mãos com frequência. Corta para uma cena narrada pela Aninha mostrando a forma correta de lavar as mãos. Na sequência, Aninha espirra, mas afirma que é alergia, pois um gato está passando pela janela. A Doutora Carla ensina que a forma correta de não espalhar um espirro é usando a parte interna do braço e diz que não devemos compartilhar objetos de uso pessoal. Depois, Aninha pergunta quando vai poder abraçar o vovô de novo. O vovô diz para a menina ter paciência, pois será logo. No final, a Doutora reforça as orientações dadas pelo Vovô Hermes e fala o número do Disk Saúde: 136. Por fim, de forma animada, Aninha, a Doutora Carla e o Vovô Hermes chamam a todos, crianças e adultos, para se proteger contra o coronavírus.