Município de Tapiraí / SP
30 MAI 2020
NOTA OFICIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum estudante será prejudicado com suspensão das aulas: todos os conteúdos serão repostos no tempo devido

A Prefeitura de Tapiraí está seguindo com rigor as determinações das autoridades Federais e Estaduais de saúde pública. Em decorrência disso, e para garantir o controle da COVID-19 no município, e a saúde dos cidadãos, serviços público e privados sofreram alterações significativas.

Dentre os serviços públicos mais impactado está a educação, que teve todas as atividades presenciais suspensas.

Tal medida deu-se em decorrência de as escolas serem locais de grande contato entre as crianças e adolescentes, formando um ambiente extremamente oportuno para a proliferação desenfreada do Coronavírus. Os docentes, neste momento, estão seguindo as orientações das autoridades sanitárias, de forma a contribuírem com o combate à COVID-19.

É evidente que as atividades presenciais não podem ser transpostas para o ambiente virtual e, ainda assim, garantir o mesmo aproveitamento por parte dos estudantes em relação às atividades presenciais, ainda mais tendo-se em vista a realidade Municipal, com território predominantemente rural e sem redes de internet.

Para embasar cientificamente a decisão da Prefeitura de não transpor para o ambiente digital as atividades presenciais, cita-se uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, divulgada na semana passada: a pesquisa foi feita com 1476 estudantes da região de Sorocaba, e indica que 41.68% não estão aptos ao trabalho remoto.

A pesquisa foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So), sobre os impactos da COVID-19 na educação básica, da rede pública e privada, e foi desenvolvida nos meses de abril e maio de 2020 na Região Metropolitana de Sorocaba, abrangendo Tapiraí.

Diante deste quadro, é evidente que em Tapiraí mais de 40% da população de estudantes não têm condições de levar a cabo estudos realizados em ambiente virtual, ou mesmo com apostilas, uma vez que não disporão de contato com professores para sanar suas dúvidas.

A Prefeitura de Tapiraí assegura que, seguindo as normas estaduais e federais, não permitirá que os estudantes sejam prejudicados em seus estudos. Todo o tempo empregado em isolamento social para salvar vidas, que impediu o avanço dos estudos, será devidamente reposto, dentro dos planos da Secretaria Municipal de Educação.

Rua Augusto Moritz, 305 - Centro • CEP: 18180-000
Atendimento de Segunda à Sexta das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas