23 JUN 2022
FENAGEN está chegando e palestras estão confirmadas
A Feira Nacional do Gengibre acontecerá nos dias 8 e 9 de julho, com programação voltada ao agricultor. A FENAGEN traz a proposta de promover capacitações, palestras, rodada de negócios e tudo que envolve a produção do gengibre: cultivo, semente, preparo do solo e exportação.
No dia 8 será a abertura, às 16h, na Câmara Municipal de Tapiraí, com a presença de autoridades e do patrono do projeto “Desenvolve Tapiraí”. Na sequência todos visitarão a feira noturna na Praça Central “Joaquim Egídio Regis”, logo em frente.
Já no sábado, 9 de julho, o dia começará cedo com palestras sobre o gengibre e seu cultivo no plenário da Câmara Municipal. A partir das 13h iniciará a exposição no Ginásio Poliesportivo “Pref. Shinhashiro Matsumura” – o Gigantão; às 16h será feita a premiação do melhor gengibre de 2022 e do agricultor do ano. Os visitantes poderão passear pelos stands, conhecer as empresas agrícolas, trocar cartão, com possibilidade de firmar grandes negócios. Haverá praça de alimentação no local.
A FENAGEN é uma realização do Município de Tapiraí, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Câmara Municipal de Tapiraí, Sindicato Rural Patronal de Tapiraí, Sebrae e apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Palestras especiais voltadas ao gengibre
As palestras acontecerão no dia 9 de julho, sábado, na Câmara Municipal de Tapiraí. Confira a programação:
8h30 Abertura
9h Gengibre: origem, aspectos botânicos e culturais, com Dra. Eliane Gomes Fabri, Pesquisadora Científica e Diretora do Centro de Pesquisa de Horticultura, Instituto Agronômico (IAC) /APTA / SAA-SP;
9h20 Cultivo orgânico do gengibre, com Antonio Marchiori, Consultor e Instrutor de Agricultura Orgânica do SENAR-SP;
9h50 Doenças do gengibre e ações para controle, com Dra. Addolorata Colariccio, Pesquisadora Científica, Instituto Biológico (IB) /APTA/ SAA-SP;
10h20 Pragas do gengibre e ações para controle, com Dr. Fernando Javier Sanhueza Salas, Pesquisador Científico, Instituto Biológico (IB) /APTA /SAA-SP;
10h50 INTERVALO PARA CAFÉ
11h Agregação de valor à cadeia do gengibre, com Msc. Paulo Eduardo da Rocha Tavares, Pesquisador Científico, Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) /APTA/SAA-SP;
11h30 Potencial de mercado para a cadeia do gengibre, com Lilian Cristina Anefalos, Pesquisadora Científica, Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Instituto Agronômico (IAC) /APTA /SAA-SP;
12h Cenários e Tendências de Exportação, com Gideão Guilherme Marques Soares, Engenheiro Agrônomo e Empresário na área de Exportação;
12h30 Roda de conversa entre pesquisadores, técnicos e produtores;
13h Encerramento na Câmara Municipal e início da exposição no Ginásio “Pref. Shinhashiro Matsumura - Gigantão”.