22 SET 2022
Mutirão do RG acontecerá dias 27 e 28 de setembro, com atendimento exclusivo por senha antecipada. As senhas serão fornecidas pela Assistência Social
O Município de Tapiraí, por meio das Secretarias de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico e Governo, em parceria com o Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”, realizará nos dias 27 e 28 de setembro, a partir das 8h30, o Mutirão para emissão de carteira de identidade RG.
A ação será diferente desta vez, pois somente atenderão quem retirar a senha antecipadamente na Secretaria de Desenvolvimento Social. Serão apenas 120 senhas distribuídas nos dia 26 e 27 de setembro para quem possui cadastro único e se enquadrar nos requisitos sociais avaliados pela Assistente Social. Destas 120 senhas, metade será destinada ao Distrito do Turvo e serão distribuídas no Núcleo Social “Maura Todesco”, também no dia 26 de setembro. O Mutirão acontecerá no Centro Cultural “Ver. Diosne Miguel Batista”, localizado na rua Profº Nathan Chaves, 210, Centro.
O dia 27 de setembro será exclusivo para atender a comunidade indígena. Já o dia 28 será para a população em geral que tiver com a senha em mãos. Não serão atendidas pessoas sem senha fornecida pela Assistência Social.

Informações importantes
Para pessoas com até 17 anos, que irão tirar a primeira via do RG, é necessário que tenha em mãos certidão de nascimento original e cópia (não serão aceitos documentos rasurados ou cujo estado de conservação não permita a leitura dos dados de registro de nascimento); uma foto 3x4, recente, colorida, com fundo branco, sem sorriso, sem óculos e sem adornos nos cabelos e revelada em papel fotográfico (nenhuma cor de fundo diferente de branca será aceita); presença da mãe, pai ou responsável legal portando documentos oficial de identificação (RG, CNH, passaporte, carteira de ordem profissional); não será permitido que avós, tios, irmãos mais velhos, padrastos, madrastas ou similares, assim na ausência dos pais, se não estiverem de posse de guarda ou tutela emitidas pelo Tribunal de Justiça.
Já pra quem vai renovar o RG (sem idade limite), serão aceitos apenas carteiras de identidade do Estado de São Paulo. A documentação obrigatória é: Comprovante do recolhimento da taxa estadual de R$ 47,96 (a DARE - boleto para pagamento - será emitida no local após a triagem dos documentos e entrega da senha); Cópia do RG anterior (Estado de São Paulo); Certidão de nascimento (para solteiros) ou casamento (para casados, novos casamentos, viúvos e divorciados); viúvos e divorciados devem apresentar a certidão de casamento com a averbação respectiva.
São isentos da taxa: mulheres com 60 anos ou mais, homens com 65 anos ou mais e desempregados mediante apresentação da carteira de trabalho (física ou digital).