28 JUN 2023
SUSTENTABILIDADE
Tapiraí terá selo de identificação geográfica do Gengibre
O trabalho para obtenção do selo começará neste ano e visa conquistas de novos mercados, bem como melhor projeção internacional para exportação

Mais um grande passo está sendo dado em Tapiraí como capital nacional do gengibre e desta vez é o início do projeto para obtenção do selo de identificação geográfica. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Instituto Federal de São Paulo campus Boituva, está desenvolvendo o projeto para obtenção do selo.
De acordo com o professor Felipe Ferreira de Lara, a cidade possui um grande potencial por meio dos relatos históricos e tempo de produção. “O selo de identificação geográfica já está consolidado pelo Brasil e agora vamos trazer para Tapiraí. Ele se estrutura pela notoriedade da região como centro produtor e pautado em relatos históricos que ateste o mesmo”, explicou.
As chances para obtenção do selo são grandes. “Tapiraí possui muito potencial e o projeto será bem sucedido. Os benefícios da identificação geográfica é a agregação de valor ao produto, conquistas de novos mercados e melhor projeção internacional para exportação”, contou Lara. O tempo de trabalho vai de um a três anos até a obtenção do selo pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Prefeitura e IAC trabalham a melhoria da produtividade do gengibre
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) iniciará um trabalho junto aos produtores de gengibre para a capacitação e técnicas de manejo em busca de soluções para os gargalos da cultura do gengibre. “Vamos trazer novidades, introduzir sistemas e novos materiais e apresentar formas para melhoria no sistema de produção, bem como qualidade do produto”, contou a pesquisadora Eliane Gomes Fabri
A parceria com o IAC será totalmente gratuita ao produtor e é uma oportunidade única. “Nós esperamos que os produtores abracem o projeto, pois será muito positivo para a cidade”, finalizou.