01 NOV 2023
Não abandone o túmulo da sua família

Recentemente a Administração Municipal na busca pela melhoria dos serviços prestados em nosso Cemitério Municipal, realizou a revogação das concessões de dezessete (17) terrenos com sepulturas em situação de abandono, que serão revertidos para o município e disponibilizados para eventuais novos sepultamentos tão logo se conclua o processo de remoção dos restos mortais que passarão para o ossário coletivo do cemitério, procedimento este regulamentado pela Lei Municipal 2036/17

Temos túmulos com mais de 30 anos de abandono e muitas vezes sem possuir sequer registro no livro de óbitos e que não recebem nenhuma manutenção, limpeza e nem visita de familiares há muitos anos. Alguns, das décadas de 70 e 80, ou até mais recentes, apresentam-se em mal estado de conservação e sem a construção ao menos da mureta delimitadora, que é um item obrigatório e sua ausência acaba caracterizando o desinteresse por parte da família pelo espaço, possibilitando ao Município o direito de revogar a posse do lote onde está a sepultura e reutilizá-lo posteriormente.

As causas do abandono são diversas. Muitas famílias já deixaram a cidade, até o país, e as sepulturas estão esquecidas em ruínas, como são concessões antigas com várias décadas, em muitos casos não dispomos mais de documentação ou contato dos concessionários que muitas vezes não efetuaram o registro do óbito na Prefeitura.

A Prefeitura está intensificando a campanha para que os familiares mantenham os túmulos sempre limpos e conservados de modo a garantir uma melhor harmonização do espaço, que nos próximos dias terá um aumento de visitação, sobretudo no dia 02 de novembro. Vale ressaltar que zelar pelas boas condições da sepultura é, acima de tudo, uma questão de saúde pública e um dever do concessionário que evitará a perda da sua concessão.