A abertura oficial da exposição O Japão Dentro da Mala – Guerra, Paz e Budismo – 80 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial aconteceu nesta terça-feira (29) e contou com a oração do monge Kyouhaku Correia, arcebispo da Catedral Budista Nikkyoji, em São Paulo (SP). Além do público, contou também com a presença de autoridades que prestigiaram a exposição.
A mostra, que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, convida o público a refletir sobre a destruição e a brutalidade causadas por uma guerra, e como, mesmo após esses ataques, o povo japonês se reconstruiu por meio da fé nos princípios budistas: "O ódio não cessa pelo ódio, mas pela compaixão."
Com um vídeo de introdução que proporciona maior imersão na história, a exposição segue em formato de circuito, no qual os visitantes têm a oportunidade de observar foto a foto e ler as impressões do fotógrafo Joe O’Donnell.
A exposição é gratuita e acontece de 30/07 a 04/08, das 9h às 18h, no Espaço Cultural Ver. Diosne Miguel Batista, localizado na Avenida Professor Nathan Chaves, 210 – Centro, Tapiraí/SP.