01 DEZ 2015
Maestro Bruno fala da emoção da Banda Marcial de Tapiraí ser considerada uma da melhores bandas do Estado de São Paulo

Primeiramente quero agradecer a Deus que sempre nos guiou e nos protegeu em todas as nossas viagens. Neste ano, tivemos um grande número de compromissos fora do município, nossa jornada pelo Campeonato Estadual começou no dia 17 de maio na primeira etapa eliminatória na cidade de Nova Odessa, onde a banda conquistou cinco premiações e também a vaga para a final do Estadual, logo após, participou, também, de concursos abertos, como o de Francisco Morato-SP e Caieiras-SP, além de tradicionais festivais, como o de Porto Feliz entre outros desfiles cívicos em cidades da região. Mas, o dia que realmente marcou a mim e aos integrantes do projeto, sem dúvidas, foi a eliminatória de Tapiraí, realizada no dia 1 de novembro. Foi uma sensação indescritível para todos ver o ginásio inteiro torcendo e aplaudindo a nossa apresentação. Musicalmente falando, foi a melhor apresentação já realizada pelo projeto Banda Marcial. Então finalmente chegou o dia esperados por todos integrantes: a final do estadual na cidade de Nazaré Paulista-SP, realizada dia 7 de novembro, onde sete bandas infanto juvenil classificadas disputariam para o título de campeã estadual. Em nossa categoria teríamos bandas já existentes há anos e também umas das melhores bandas do Brasil, que é a Corporação Musical Lyra de Mauá (que conta com 80 anos de tradição). Fomos a segunda corporação a se apresentar na categoria, atrás da Lyra de Mauá, todos os integrantes estavam visivelmente nervosos, ansiosos e tudo mais que se arremete a uma competição. Quando anunciada a ordem de apresentação e julgamento em aberto foi um momento único, o brilho nos olhos de cada componente - naquele momento me vi neles, pois sabia exatamente o que estavam sentindo - fizemos uma boa apresentação, colocamos tudo o que foi passado em ensaios. Por conta da distância saímos de Nazaré Paulista antes da premiação, estávamos em uma parada quando soubemos do resultado por telefone por amigos que ali ficaram e foi um momento muito feliz para todos. Conseguimos 1°lugar em Mór (Elielson Braga), 2°Lugar Baliza (Jeniffer Sanchez), 2°lugar Corpo Coreográfico, 3 °Lugar Corpo Musical e 3°Lugar Pelotão Cívico. Com a somatória de todos esses resultados, ficamos com a primeira colocação na classificação geral da categoria. Confesso que não esperava esses resultados, acreditava que ainda demorasse um pouco mais para chegarmos em um nível forte de competição, mas o esforço e muitos ensaios fizeram com que o processo fosse acelerado. Hoje posso dizer que somos umas das melhores bandas do estado de São Paulo. Quero agradecer a todos que tornaram isso possível, pois sem o apoio seria praticamente impossível chegar onde chegamos e sonharmos com o que virá pela frente. Sem dúvidas, nosso maior troféu é cada aluno desse projeto. Aos interessados em participar da Banda Marcial de Tapiraí, será iniciado uma nova turma para instrumentistas e linha de Frente (Dança) as terças-feiras, às18h, com faixa etária de 7 a 18 anos. Os interessados devem comparecer ao Centro Cultural e procurar por Bruno ou Suelen.