Para se preparar para os jogos, a Divisão de Esporte e Lazer está realizando treinamentos intensos com os idosos. A equipe de atletismo, por exemplo, treina no campo do Turvo. “Cada competidor corre de acordo com sua prova. Para fortalecer e intensificar, revezamos uma volta completa com caneleira e uma volta sem. O campo tem 300 metros no total, eles dão o número de voltas correspondente a prova em que enfrentarão em Cerquilho”, explicou o Diretor da pasta.
A equipe de malha está se preparando na pista do bairro Bateia. Os competidores estão corrigindo os movimentos para se aperfeiçoar no lançamento dos discos e, assim, atingir o pino.
Além de atletismo e malha, Tapiraí competirá no dominó, dama, tênis de mesa, buraco, truco e bocha, todos feminino e masculino.
Maratonista competirá por Tapiraí
Elza Taveira Almeida, 73 anos, é uma das atletas que participará dos Jogos do Idoso por Tapiraí. Ela competirá pelo atletismo, mas isso não é novidade para ela, afinal dona Elza já é atleta há mais de 30 anos.
“Comecei a praticar esporte com 43 anos, quando descobri um problema de saúde. Não quis remédio, mas sim atividade física para ser curada e deu certo. Hoje sou uma pessoa totalmente saudável. Comecei com atletismo, depois fiz um pouco de natação e voltei pro atletismo, amo praticar esportes”, disse.
No decorrer da vida dona Elza ganhou centenas de troféus, medalhas e premiações, algumas marcaram muito sua trajetória esportista. “Corri a meia maratona de São Paulo, a São Silvestre, a meia maratona do Parque Ecológico, entre muitas outras”, lembrou. Um dos seus títulos de primeiro lugar foi na corrida de 10Km de 1º de maio na inauguração do CERET, além do primeiro lugar no 1º tratado Brasil Japão Desportivo, uma corrida estadual que rende, até hoje, muita alegria para dona Elza. “Foram muitos títulos, nem lembro direito porque foram muitos mesmo”.
Há 33 anos que dona Elza veio morar em Tapiraí, depois que mudou para o interior pratica as atividades de maneira moderada. “Faço minhas caminhadas, cuido do meu jardim, das minhas criações e, quando venho para o centro da cidade prefiro vir a pé para praticar atividade física”. Será a primeira vez que dona Elza vai competir por Tapiraí e ela deixa um recado importante.
“Quem não pratica atividade física está perdendo a vida, porque esporte é saúde”, finalizou.