13 FEV 2020
Secretaria Municipal de Saúde realiza em parceria com o Ministério da Saúde Campanha de Vacinação contra Sarampo

O Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias de Saúde de Estados e Municipais iniciou nessa segunda-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A meta da pasta será vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos. O período de vacinação será de 10 de fevereiro a 13 de março. No dia 15 de fevereiro será realizado o "Dia D" de mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos.

Segundo o ministério, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados. O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo a pasta.

De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o publico de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

No município a Campanha de Vacinação será realizada no Centro de Saúde que fica localizado na Avenida Professor Natan Chaves, 219. O Dia “D” será o mesmo do ministério, ou seja, 15 de fevereiro (sábado), no horário dás 08:00 às 16:00. Para maiores informações entrar em contato pelos telefones: (15) 3277-1413 / 3277-1303.