20 MAR 2020
Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Tapiraí desta sexta-feira (20): o município não possui nenhum caso e nem suspeita de Covid-19

A Prefeitura de Tapiraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até esta sexta-feira (20), não há nenhum caso de coronavírus no município, nem mesmo suspeita.

Mas nesta sexta-feira, apareceram 11 (onze) casos de “Síndrome Gripal Aguda” no qual 8 (oito) são da aldeia indígena. A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde está em contato direto com a equipe de vigilância de São Paulo e de acordo com as orientações da médica infectologista do estado, essa síndrome, não entra nos critérios de caso de suspeita do coronavírus, mas por precaução essas pessoas estão em observação e isolamento.

A Prefeitura solicita que a população continue mantendo a calma e que sigam todas as recomendações das autoridades em Saúde, como por exemplo, ficar em casa, em isolamento social e evitar ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os sintomas de gripe, a menos que apresente falta de ar e ou febre.

De com a Secretaria Municipal de Saúde, essa informação da “Síndrome Gripal Aguda”, é importante de ser divulgada a população para evitar a difusão de boatos e notícias falsas.

Contamos com a colaboração da população em tomar todas as precauções de higiene necessárias. Dia a dia estamos vencendo essa ameça e temos a certeza de que juntos, podemos impedir que o coronavírus se instale em nosso município.

É preciso que a população, principalmente idosos, fique em casa e siga as seguintes orientações:

*Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente com pessoas doentes ou com o meio ambiente em geral;

*Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

*Cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;

*Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

*Higienizar as mãos após tossir e espirrar;

*Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas;

*Manter os ambientes bem ventilados;

*Evitar contato com as pessoas que apresentarem sinais ou sintomas da doença.

É importante salientar que Tapiraí não possui nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus e que essas medidas são de prevenção para que o vírus não se propague em nosso município.

Rua Augusto Moritz, 305 - Centro • CEP: 18180-000