31 AGO 2021
Tapiraí realizou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social
No último dia 24 Tapiraí realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com o Órgão Gestor da Assistência Social do Município.

Com o Tema Central “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o evento reuniu Trabalhadores da Assistência Social, Usuários, autoridades locais e representantes de Instituições do Município de Piedade, como Lar da Mônica, CREAS, Fundo Social de Solidariedade entre outras, e duas palestrantes com formação em Serviço Social e referência em boas práticas nas Políticas Públicas de Assistência Social.

Após a palestra, os participantes dividiram se em grupos para debateram os cinco eixos da Conferência. Cada grupo apresentou propostas com as respectivas indicações, sendo elas para o Município, Estado ou União, as quais após a avaliação e aprovação da plenária serão encaminhadas a Conferência Estadual de Assistência Social. Ao final da Conferência foram eleitos 2 Delegados, os quais participarão da Conferência Estadual de Assistência Social.

Segundo os organizadores, foi um dia bastante produtivo, uma vez que o momento de realização das conferências é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política por todos os atores envolvidos, tendo em vista que as conferências são espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar, ampliar os direitos sócio assistenciais, bem como de fortalecer a participação social de todos os segmentos e reforçar a importância das políticas sócio assistenciais.