30 MAI 2022
Reativada a estação meteorológica de Tapiraí
receba notícias

Foi reativada a estação meteorológica de Tapiraí. Agora, agricultores, pesquisadores, estudantes e interessados conseguem ter uma análise climática mais precisa através do site da CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, com isso é possível prever quando haverá quedas bruscas de temperatura e geada, por exemplo. A manutenção da estação foi feita pela Fundação Apoio a Pesquisa Agrícola (FUNDAG).
A CIIAGRO colhe diariamente os dados meteorológicos através de um sistema web e eles são incorporados ao banco de dados composto por 146 localidades. Os principais dados inseridos são as temperaturas máxima e mínima do ar e precipitação diária. Com base neste arquivo são elaborados, duas vezes por semana, boletins agrometeorológicos que leva em conta o tipo de solo e cultura. Semanalmente são elaborados balanços hídricos conforme metodologia de Thorthwaite S. Mather (1955).
Os dados meteorológicos que são obtidos de estações meteorológicas, tanto automáticas como mecânicas, pertencem à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, coordenadas e operadas pelo IAC/CIIAGRO com apoio do PEMBH, de diversas entidades parceiras, publicas ou privadas de âmbito Estadual e Federal. O CIIAGRO incorpora informações das Estações Meteorológicas Mecânicas, assim como de uma Rede de Estações Meteorológicas Automatizadas.

Para acessar o portal basta ir em http://www.ciiagro.org.br/ema e escolher a estação de Tapiraí-SP.

Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022