18 ABR 2023
Educação promove formação sobre Transtorno Espectro Autista (TEA)
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, realizou no dia 17 de abril uma formação para professores, ADIs e estagiárias de pedagogia da Rede Municipal de Ensino sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA): Aspectos fundamentais para a aprendizagem. O treinamento ocorreu em horário de HTPC, no Centro Cultural “Ver. Diosne Miguel Batista”.
No mesmo dia o comandante da Polícia Militar esteve presente no encontro para falar sobre segurança pública nas escolas e medidas práticas para proteger e cuidar dos alunos.

A formação em TEA foi dividida em dois dias, sendo que no primeiro encontro abordaram-se os temas: Estratégias Pedagógicas – TEACCH; Porque o TEACCH; Níveis de aprendizagem; Sistema de Trabalho; Estrutura Visual; Habilidades Comunicativas, sociais, lazer, tempo livre e Comunicação alternativa/não verbal. Já no segundo encontro, que acontecerá dia 24 de abril, os temas serão: Manejo de comportamentos em caso de crises agressivas. Planejar estratégias e gerenciar as crises; Implementar a intervenção física em caso de crises de agressividade e Reduzir o número e a gravidade de acidentes e lesões relacionadas a ocorrência de comportamentos agressivos.

Os palestrantes são Jeane Pereira de Lima Collaço – Pedagoga- Pós-graduada em Educação Especial pela UNISO– Diretora há 19 anos na AMAS, Conselheira do Conselho Municipal da Assistência Social e já foi Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Eliane Gomes de Oliveira – Pedagoga- Psicopedagoga- Neuro psicopedagoga- Pós-graduada em Educação Especial pela UNISO– Trabalha há 18 anos da AMAS e Marcos Rogério Vallerini – Pedagogo, Professor de Educação Física (ACM) e Pós-graduado em Educação Especial trabalha há 10 anos na AMAS.