15 JUN 2023
MEIO AMBIENTE
BuZum! apresenta o espetáculo “Aquela Casa” gratuitamente em Tapiraí para comemorar o mês do Meio Ambiente

O teatro que passeia de ônibus pelo Brasil com a Cia. BuZum!, dando vida a bonecos que levam cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infanto-juvenil que se diverte aprendendo, chega a Tapiraí para comemorar o Mês do Meio Ambiente. E por falar em meio ambiente, é urgente o processo contínuo de educação de todos para os cuidados com o planeta Terra, por isso, o BuZum! leva o espetáculo “Aquela Casa”, gratuitamente, para Tapiraí (SP), nos dias 16 de junho (sexta-feira), na EMEF José de Moura Glasser e 19 de junho (segunda-feira), na EMEF Prof.ª Enir da Silva Pilan. O projeto é uma parceria entre Prefeitura de Tapiraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, e apoio do Legado das Águas – Reserva Votorantim.

A realização do espetáculo “Aquela Casa” nas cidades do Vale do Ribeira integra a programação do Mês do Meio Ambiente, uma iniciativa do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, por meio da área de Educação Ambiental, que tem como objetivo promover atividades de educação, lazer e culturais que abordem temáticas relacionadas à conservação da Mata Atlântica.

De acordo com Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, iniciar mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do País, é uma satisfação e uma alegria muito grande. “O propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Sobre o espetáculo Aquela Casa/Sinopse: “Aquela Casa” é o primeiro espetáculo da cia. BuZum! que explora o universo do suspense para crianças. Em um bairro da cidade, uma casa, diferente das demais, é considerada estranha pelos vizinhos, que também acham sua moradora, Olga, estranha, já que ela é vista levando lixo para dentro de casa. Laura e Jorge, duas crianças que adoram brincar juntas, fazem uma aposta para ver quem tem coragem de bater à porta da casa “estranha” e esperar a senhora “estranha” atender. Mas quando Laura entra na casa, descobre as maravilhas que Olga é capaz de fazer com o que encontra na rua e, assim, percebe que a casa é muito divertida e sustentável!

Concepção: Lívia Simardi, Mari Gutierrez

Texto: Lívia Simardi, Mari Gutierrez