03 JUL 2024
TURISMO
19ª Expo Gengibre acontece entre os dias 5 e 8 de julho com shows gratuitos e programação especial
A festa aquece o comércio e turismo local, além de enaltecer o município como Capital do Gengibre

A tão aguardada Expo Gengibre está chegando e acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de julho em Tapiraí. Junto com a Expo será a 39ª Feira Agrícola e 3ª Feira Nacional do Gengibre (FENAGEN). No recinto de festas haverá praça de alimentação, com comidas típicas a base de gengibre, e atrações culturais com shows gratuitos e abertos ao público.
A Expo Gengibre contará com quatro super shows, que começam dia 5 com Inimigos da HP, dia 6 Raimundos, dia 7, domingo, MC Jacaré e dia 8, véspera de feriado, Bruno e Barreto. Atrações regionais completarão a grade das apresentações. No sábado, dia 6, e domingo, dia 7, a festa começará 10h com atrações culturais para a família inteira e exposição aberta ao público.
A Expo Gengibre gera lucro e movimenta, economicamente, a cidade, pois os artistas e turistas reservam hotéis e pousadas em Tapiraí, bem como aquecendo o comércio local com a compra de vestuário e sapatos. “Durante a Expo todo mundo ganha, tanto quem participa do evento como o comércio da cidade, pois recebemos telefonemas de muitos turistas confirmando que se hospedarão no município, bem como relatos dos comerciantes informando que as vendas estão aquecidas devido à compra para os preparativos da tão aguardada festa”, destacou a comissão.
A Expo Gengibre é uma realização da Prefeitura de Tapiraí e conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens.

FENAGEN – Palestras para os agricultores e interessados na área técnica
O 3º encontro da cultura do gengibre de Tapiraí acontecerá no dia 6 de julho, sábado, desta vez dentro do recinto de festas, na Praça de Eventos “Matheus Ricciardi”. Começará às 9h com boas vindas e credenciamento, seguido pelas palestras: 9h45: resultados iniciais do projeto Fortalecimento tecnológico da cadeia produtiva do gengibre em Tapiraí; 10h30 Manejo sustentável de áreas produtivas; 11h10 Tecnologia de aplicação de insumos e gestão agroambiental; 11h45 Vantagens de exportar e 12h45 conversa com os palestrantes.
As palestras é uma parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Núcleo PEIEX de Sorocaba e Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí. A FENAGEN é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí, Sindicato Rural de Tapiraí, CATI, IAC e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dados sobre o gengibre:
Tapiraí possui, aproximadamente, 45 produtores de gengibre no município e uma área plantada de 115 hectares, que resulta em uma produtividade média de 25 toneladas por hectare.
Os números representam 60% da produção do Estado de São Paulo, 30% da produção nacional e 30% de exportação.

Confira a programação completa de shows:

05/07 - SEXTA-FEIRA
18h - Abertura oficial com a Banda Marcial de Tapiraí